Universidade de Aveiro celebra o Dia Internacional da Língua Materna.

2020-02-19 07:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro celebra o Dia Internacional da Língua Materna com iniciativas abertas à comunidade, cujo objetivo se foca na importância da diversidade cultural no contexto das relações humanas e seu impacto na sociedade.

Este programa enquadra-se no protocolo de colaboração firmado entre a Universidade de Aveiro (UA), o Município de Aveiro, a Associação Académica da UA e o Erasmus Student Network com o objetivo de dinamizar e aprofundar o conceito “Estudar e Viver em Aveiro”.

Muito embora o dia oficial se celebre a 21 de fevereiro (aprovado pelas Nações Unidas - https://www.un.org/en/observances/mother-language-day), algumas ações foram antecipadas para esta quarta.

Entre estas, destaca-se uma iniciativa dirigida a mais de uma centena de crianças dos 5º e 6º anos da Escola Básica João Afonso de Aveiro, que terá lugar na antiga Reitoria da UA a partir das 10h.

Dia para uma Tertúlia em torno do tema “Uma Universidade Multilingue – Intercompreensão e Desafios de Integração”, na Livraria da UA, a partir das 17h00, na qual estarão envolvidos docentes do DEP e DLC, investigadores do CIDTFF, o Núcleo da CPLP (NCPLP) e as comunidades de estudantes internacionais.

Contará ainda com um momento cultural da responsabilidade do Coro Intercultural da UA EmCanto.

Por fim, no dia 21 de fevereiro, data oficial do Dia Internacional da Língua Materna, será lançado um desafio à comunidade internacional da UA sob o tema ”Uma Universidade Multilingue – Ditados Populares”.

Os interessados deverão enviar um Ditado Popular tradicional do seu país de origem, escrito na sua língua materna, em torno dos temas Natureza e Relações Humanas.

Posteriormente, os trabalhos serão integrados numa exposição que pretende evidenciar a diversidade cultural e linguística existente na UA. Prevê-se que esta exposição seja inaugurada aquando da celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a 21 de maio de 2020.