Teatro Aveirense prepara projeto cultural inspirado na indústria cerâmica de Aveiro.

2021-08-17 18:45

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense lança um apelo à comunidade para o envio de imagens relacionadas com a indústria cerâmica de Aveiro.

A open call faz parte do projeto FÁBRICA, encomendado pelo Teatro Aveirense ao encenador Jorge Louraço Figueira e desenvolvido em torno das memórias de uma indústria muito presente na história da cidade.

FÁBRICA envolve um espetáculo teatral, a estrear em setembro no Teatro Aveirense, assim como uma curta-metragem a exibir no mesmo espaço.

O filme, criado pelo realizador João Garcia Neto e pela documentarista áudio Sofia Saldanha, envolve o uso de imagens da história da indústria cerâmica de Aveiro, pelo que os seus criadores apelam à participação da comunidade.

Para tal, é solicitado o envio de fotografias e vídeos, no que se poderão contar imagens (digitalizadas ou em película) relativas à cerâmica em Aveiro, desde registos de fábricas a fotografias de funcionários e operários, passando por registos de outros artistas, ceramistas e oleiros que tenham desenvolvido a sua atividade fora do contexto industrial, sem esquecer imagens de peças em cerâmica feitas em Aveiro.

O projeto FÁBRICA insere-se numa nova linha programática do Teatro Aveirense, intitulada Slow Motion, que anualmente convidará um artista a criar um projeto original em torno de um tema associado à memória e à identidade local, contando com uma forte componente de participação da comunidade.

Projeto apostado em objetivos de preservação, salvaguarda e valorização dos recursos endógenos do território.