Teatro Aveirense estreia o ciclo "Aqui Verão" e novo palco.

2021-06-18 18:18

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense estreia no próximo dia 21 de junho um novo ciclo de programação para o verão, o “Aqui Verão”. Música, cinema, teatro, dança e novo circo farão parte das atividades, numa sucessão de apresentações que se irá prolongar até 21 de agosto.

A iniciativa marca ainda a inauguração da Sala Aberta, o espaço de eleição para o Teatro Aveirense apresentar-se em espaço público, numa área que se estende desde a Praça da República à escadaria do ATLAS Aveiro - Edifício Fernando Távora. A Sala Aberta será assumida como um novo palco de programação do Teatro Aveirense, juntando-se à Sala Principal, à Sala Estúdio e ao Salão Nobre.

O primeiro evento deste novo ciclo é o concerto dos Bateu Matou na Praça da República, marcado para o dia 21 de junho, dia do solstício de verão. Vai acontecer às 22h00, horário das atividades noturnas deste programa, e revelar os temas do supergrupo que junta o talento de três bateristas reconhecidos: Quim Albergaria (Paus), Riot (Buraka Som Sistema) e Ivo Costa (Batida).

No dia seguinte, 22 de junho, começam as sessões de cinema ao ar livre. É uma nova forma de apresentar o ciclo Os Filmes das Nossas Terças, que durante este verão se muda para os Claustros da Misericórdia.

No dia 26 de junho será a vez de Mário Lúcio subir ao palco, numa atuação a solo que irá acontecer na escadaria do ATLAS Aveiro. Mário Lúcio é uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana, tanto local como internacionalmente. Cantor e compositor nos principais estilos de música de Cabo Verde e fundador do grupo Simentera, a sua música tem sido cantada e gravada por uma grande diversidade de nomes do seu país, como Cesária Evora, Mayra Andrade, Lura, Nancy Vieira e Lucibella, bem como artistas de Portugal, Brasil, França e Itália. É também o escritor mais premiado de Cabo Verde internacionalmente e um poeta que marcou a viragem da nova poesia cabo-verdiana, com o livro “Nascimento de Um Mundo”. Foi Ministro da Cultura de Cabo Verde entre 2011 e 2016.

O mês de julho começa com o ciclo Novas Quintas e uma das maiores revelações deste ano do panorama musical português: Pedro Mafama, artista que junta músicas de vários mundos num registo só seu. Vem apresentar o álbum de estreia, “Por Este Rio Abaixo”, e mostrar por que deve ser uma figura a ter em conta a partir de agora. Encontro marcado para 1 de julho na Praça da República.

Para 10 de julho fica guardada a atuação de Marta Hugon com Afonso Cabral, a acontecer na Praça do Marquês. Oportunidade de ver e ouvir uma das grandes figuras do jazz nacional, acompanhada por um dos mais versáteis vocalistas portugueses, também conhecido como um dos fundadores da banda You Can’t Win, Charlie Brown.

Surpreendente promete ser o concerto de António Zambujo com a Orquestra Filarmonia das Beiras. A atuação junta a voz de um dos mais notáveis cantores portugueses a uma orquestra já habituada a encontros com artistas de várias áreas musicais, num concerto marcado para o dia 29 de julho na Praça do Marquês. A atuação faz parte do A25, projeto de programação em rede que une as cidades de Aveiro, Guarda e Viseu.

O mês de agosto tem como um dos seus pontos altos a realização do Ciclo de Concertos, entre os dias 5 e 7, iniciativa realizada no âmbito da estratégia “Cultura em Tempos de (In)Certeza”, criada para apoio à comunidade artística de Aveiro. O evento tem música com nomes como Senza, Conferência Inferno e Fadomorse, assim como momentos de cocriação a envolver artistas da música, da literatura e da interpretação. A ilustração fará também parte do evento, com a participação de José Afonso, Zooter e SHIM.

A 13 de agosto é apresentado o espetáculo “Artificial Intelligence”, pela Vortice Dance Company, uma performance e instalação multidisciplinar em que a ação é comandada por um pensamento artificial superior, juntando a dança e as artes multimédia.

Para 14 de agosto fica guardada uma eliminatória do Festival Termómetro, que irá juntar na Praça da República os projetos nacionais Tyroliro e Jorge da Rocha, aos quais se junta, via online, a banda belga Lisette. Os convidados para esta eliminatória são os conhecidos White Haus, de João Vieira.

No dia seguinte, sobe ao palco o multipremiado espetáculo “Isla”, da companhia D’Click, uma junção de teatro gestual, humor e circo contemporâneo que conta a história de três náufragos em processo de reformulação da sua história e do seu destino, propondo uma reflexão sobre a tomada de decisões e a sobrevivência. Espetáculo a decorrer na Praça da República.

Para fechar o ciclo de verão, a 21 de agosto, foi escolhido um concerto de Irma. A cantora traz a Aveiro os temas do seu álbum de estreia, “Primavera”, disco com que tem mostrado a sua grande versatilidade musical.

Os ingressos para estes eventos poderão ser adquiridos junto aos respetivos locais 1h30 antes do seu início. Tendo em conta o atual contexto de pandemia, serão implementadas todas as normas de segurança, nomeadamente a marcação e distanciamento de lugares, o uso obrigatório de máscara e a desinfeção de mãos.

A realização de algumas atividades deste ciclo obrigarão ao corte de trânsito na Rua Belém do Pará entre as 21h00 e as 24h00 dos dias 21 de junho, 1 de julho, 14 de agosto e 21 de agosto, assim como entre as 18h00 e as 24h00 dos dias 5 a 8 de agosto e entre as 17h00 e as 20h00 do dia 15 de agosto.