Teatro Aveirense apresenta programação de Junho ainda "fora de casa".

2021-06-01 17:30

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense anuncia as atividades para o mês de junho com música, cinema e atividades para a família, ainda em formato descentralizado, em vários espaços da cidade enquanto decorrem as obras na principal sala de Aveiro.

O primeiro evento a considerar em junho é o concerto de André Henriques, no dia 3, numa nova sessão do ciclo “Novas Quintas”.

O músico, conhecido pelo seu percurso na banda Linda Martini, sobe agora ao palco com um álbum a solo, lançado recentemente.

O concerto acontece na escadaria do ATLAS Aveiro (na foto) e está integrado na programação da 45ª Feira do Livro de Aveiro.

No dia 12 será apresentada a iniciativa “Novas Cronologias do Som”, um projeto com ponto de partida numa edição discográfica e digital com figuras como Matthew Herbert, AGF, BJ Nilsen, Lawrence English e outros.

Estes criadores produziram faixas originais que traduzem o atual estado pandémico, nomeadamente quanto à restrição de movimentos, à percepção dos espaços e à escuta dos sons circundantes, tal como vividas pelos próprios e toda a população.

O lançamento vai acontecer no no GrETUA, às 21h00, com uma performance que envolve alguns dos artistas, nomeadamente BJ Nilsen, Jorge Barco, Diana Combo e Hugo Branco, assim como uma mesa redonda moderada por Ana Flávia Miguel.

O evento tem ainda um workshop, durante a tarde, em torno da utilização de gravações de campo em contexto artístico, orientado por Gustavo Costa (Sonoscopia).

Este projeto nasceu de uma encomenda da Câmara Municipal de Aveiro e do Teatro Aveirense à editora VIC NIC, no âmbito da estratégia “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.

Ainda na música, destaque para o concerto “Banda Amizade desconfina com José Cid e Segue-me à Capela”, uma atuação com talentos de vários campos musicais no mesmo palco, com apresentação marcada para o Centro de Congressos de Aveiro no dia 20 de junho às 17h30.

Para as famílias, está programado o espetáculo “Balbucia”, uma viagem da comunicação para os bebés, desde o simples sopro ao balbuciar, à formação da palavra e à construção da frase.

Uma atividade do Animateatro para enriquecer o imaginário dos mais pequenos, marcado para 6 de junho, às 10h00 e às 11h30, no ATLAS Aveiro.

Sublinhe-se ainda uma nova sessão de leitura partilhada do ciclo “À Boca de Cena”.

Desta vez, o texto a ser lido é “Civilização”, da coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, uma obra que questiona o lugar do espetador e o conceito de liberdade. Leitura no GrETUA no dia 13 de Junho às 16h00.

A programação completa-se com as habituais sessões de cinema do ciclo “Os Filmes das Nossas Terças”, que este mês contam com filmes de várias latitudes geográficas e estilísticas.

São eles “Days of Being Wild – Dias Selvagens”, de Wong Kar Wai, “Prazer, Camaradas”, de José Filipe Costa, e “As Andorinhas de Cabul”, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec.

Sessões no Centro de Congressos de Aveiro às 21h00.

Em breve o Teatro Aveirense anunciará a sua programação de Verão, num ciclo que se irá iniciar a 21 de junho e se vai estender até setembro, com atividades em vários registos artísticos.