Sever do Vouga: Atores locais no arranbque do Severi Theatrum Festival.

2023-05-08 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Severi leva 12 severenses ao palco no arranque do Severi Theatrum Festival.

Presença no palco do Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga para a estreia de “O primeiro milho é para os pardais”.

A estreia está marcada para o dia 13 de maio, às 21h30 e marca o arranque do Sever Theatrum Festival.

É mais uma aposta da Severi na criação artística, numa peça de teatro que promete levar muitas interrogações aos espectadores.

“Há as peças que terminam no momento dos aplausos, há outras que vivem para sempre. São as que nos trazem interrogações, que estimulam reflexões e que nos fazem agir. É esta a provação que queremos deixar, desta vez, ao público. Trazemos um espetáculo disruptivo e diferente, de enorme beleza e sensibilidade e que acreditamos irá tocar cada um dos espectadores”, sublinha Patrícia Fernandes, diretora artística, que explica que a estratégia da Severi passa por experimentar sempre novas linguagens.

“Fazer rir é necessário e é também o mais fácil, mas o compromisso da Severi com a cultura e com os severenses exige coragem e audácia e são estes os nossos princípios: explorar novos caminhos, trazer novas abordagens artísticas, sem, contudo, termos quaisquer pretensões de elitismos. Continuamos a entender a cultura como um momento de encontro e de partilha com a comunidade. Voltaremos às comédias, aos clássicos ou aos dramas com a mesma naturalidade que exploramos, aqui, o surrealismo como ferramenta artística para nos fazer refletir sobre um mundo de excessos”, remata a responsável.

“O primeiro milho para os Pardais” conta com a dramaturgia e movimento de Liliana Elsig e encenação de Leandro Ribeiro.

No palco 12 severenses, muitos dos quais, no grupo desde o primeiro espetáculo há cerca de seis anos.

“Temos crescido muito com cada desafio, procurado formação constante e trabalhado com profissionais de referência. O nosso grupo é coeso e o facto de partilharmos o palco há tantos anos permito-nos explorar a contracena de outra forma. Conhecemo-nos como ninguém e, assim, podemos puxar uns pelos outros”, explica Patrícia Fernandes que destaca a entrega e dedicação de todos os elementos.

“O primeiro milho para os Pardais” marca o arranca do Severi Theatrum Festival que vem mostrar o trabalho dos mais de 50 severenses que integram esta associação cultural.

O evento irá contar com mais duas estreias, ambas criações originais: o grupo comunidade a 17 de junho e o grupo juvenil a 1 de julho.

À semelhança das edições anteriores o Severi Theatrum Festival visa contribuir para uma programação eclética no concelho que quer estimular a criação artística, o envolvimento da comunidade em práticas culturais e a mediação e construção de novos públicos.