Sever: "Cultura entre Pontes" prepara apresentação de espetáculo sobre cancioneiro local.

2021-08-18 10:20

Categoria: 

Concelho: 

“Canto a Vozes” é a proposta de espetáculo em Sever do Vouga no âmbito do projecto "Cultura entre Pontes".É no próximo Sábado, 21 de Agosto, às 21h30 no Parque Severi.

O espectáculo é o culminar das oficinas “Canto Polifónico Feminino”, inseridas no âmbito do projeto Cultura Entre Pontes, e que reúnem jovens vozes de Sever do Vouga, Vouzela, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades para dar voz e perpetuar esta prática, que está a ser alvo de candidatura a património imaterial da UNESCO.As oficinas, ministradas pelas cantoras Carmina Repas Gonçalves, Joana Negrão, Celina da Piedade e Teresa Campos têm como objetivo preservar e reinterpretar o cancioneiro tradicional do território, para que esta prática identitária não se perca no tempo.

O objetivo passa assim pelo ensino, disseminação e valorização do canto a 3 vozes junto da população mais jovem, sendo recuperadas e transcritas para pauta 10 cantadas a partir do património musical polifónico dos 4 Municípios.

“Há algo de profundamente mágico e particular no canto polifónico que é esta técnica de canto, para alguns algo difícil de compreender, que é precisamente cantar em ‘descante’, em que a afinação em particular soa a algo ‘desafinado’. Parece uma contradição, mas é aqui que reside o caráter diferenciador, único desta forma de cantar ‘modas’. As vozes projetadas com força vão ao limite agudo da canção e revelam uma concentração quase em transe das cantoras”, explica Paulo Pereira, diretor artístico das oficinas e dos concertos de canto polifónico

Os concertos do grupo composto por 40 vozes realizam-se no dia 21 de agosto no Parque Severi em Sever do Vouga e no dia a seguir, a 22, no Anfiteatro do Parque da Liberdade em Vouzela; em setembro a 11 o concerto terá lugar na Escadaria do Monte de Cadafaz, Ribeiradio em Oliveira de Frades e dia 12 atuam na Praça do Município em São Pedro do Sul.