Sever: Criação artística aborda temas como ódio, preconceito, diferença e liberdade.

2022-02-25 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga apresenta o novo projecto da Ondamarela “Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se” onde, em conjunto com a comunidade local, se propõe abordar as questões do ódio, do preconceito, da diferença e da liberdade através de novas criações artísticas.

Este fim-de-semana, o CAE apresenta um conjunto de atividades que decorrem de vários encontros entre artistas e diferentes comunidades locais que tiveram lugar no município durante o último mês.

Uma oficina de criação, uma performance, uma curta-metragem e uma conversa vão dar corda a esta máquina que encontra na arte o combustível para desmontar e subverter ideias e sistemas.

Num tempo em que a democracia e a justiça são tantas vezes colocadas em causa, a importância de reafirmar a sua intenção cívica é fundamental para procurar a compreensão mútua e fazer capitular o ódio.

A inspiração para este projecto vem do cantor e ativista norte americano Pete Seeger que, em 1969, inscreveu no seu banjo o lema que dá título ao projecto.

O músico Samuel Martins Coelho, o fotógrafo e cineasta Carlos Lobo, a especialista em comunicação Maria Inês Santos e a consultora em comunicação e gestão cultural

Maria Vlachou, são alguns dos nomes que fazem parte deste ciclo de programação em Sever do Vouga.

Esta Máquina segue depois viagem para o CAO – Ovar, onde novos intervenientes e novas comunidades farão girar as suas roldanas para cercar o ódio, forçá-lo a render-se e fazer nascer novas criações.

Esta sexta e sábado, às 10h30, há oficinas “Cerca o Ódio e Força-o a Render-se”

Nos dois dias às 21h30 e no domingo às 16h apresentação da performance.

No domingo, às 17h00, uma conversa para partilhar histórias e processos de trabalho, mas também valores e princípios que orientaram a criação.