Reis do carnaval de Ovar apresentam cumprimentos na autarquia.

2019-01-29 09:15

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, recebeu nos Paços do Concelho os Reis do Carnaval de Ovar 2019, Sua Alteza O Rei D. Dino - O Conquistador da Folia - e Sua Alteza, a Rainha D. Sol - A Irradiante.

Suas altezas serão entronizadas no dia 17 de fevereiro, através do habitual desfile da Chegada do Rei e desfile das piadas coletivas, e durante todo o período carnavalesco serão figura de destaque nos vários eventos programados, a par de uma agenda própria, que promete levar a folia e a alegria a outros espaços e iniciativas.

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Dinocrato Formigal e Solange Duarte, dois foliões do Carnaval de Ovar.

O Rei Momo será o conhecido Dinocrato Formigal que, nos últimos anos, tem desfilado no Grupo Axu Mal, onde conheceu melhor Solange Duarte, porta-bandeira do Grupo.

D. Dino - O Conquistador da Folia recorda o Carnaval de Ovar dos anos 50, desde os mascarados na rua, aos Bailes mais chiques e requintados ou do “chorinhas”, e até no Carnaval Sujo participou.

Enquanto trabalhador da Rabor, desfilou nos carros desta empresa, integrando posteriormente “Os Engelhados”, grupo que originou os Axu Mal, do qual foi fundador e presidente da Assembleia Geral.

Entre 1963 e 1968, cumpriu serviço militar inclusive no Ultramar e, neste período, os dias de Carnaval eram de tristeza, não escondendo que chorou por não poder estar na terra natal a celebrar a folia carnavalesca.

Seguiu-se um período de afastamento que foi substituído pela política, tendo sido inclusive candidato à Assembleia Constituinte em 1975 e vereador da primeira Câmara Municipal de Ovar democrática.

Em 1979/80 retoma o Carnaval integrando o grupo “Os Galos” e mais tarde o Grupo “Zuzucas”, no qual desfilou e foi delegado até 2015.

A folia carnavalesca está nas veias deste vareiro de gema que tem igualmente dado um importante contributo noutras tradições vareiras, sendo ainda um destacável cidadão da comunidade.

Está nos Bombeiros Voluntários Ovar há 40 anos, tendo sido presidente, vice-presidente e atualmente presidente da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Humanitários de Ovar.

Reativou a Troupe de Reis dos Bombeiros Voluntários de Ovar, a qual ainda integra, bem como a fanfarra dos Bombeiros. Foi relações Públicas na ADO – Futebol, seccionista de ciclismo e fundou a equipa de hóquei patins.

No passado recente, Dinocrato Formigal tem desfilado pontualmente com os Axu Mal, onde acompanhou de moto4 Solange Duarte, a porta bandeira do Grupo desde 2015.

Depois de, em 2014, ter sido a Rainha Dona Earth Queen – A Ecológica, Solange Duarte está de regresso para agora vestir o papel de D. Sol - A Irradiante.

A vareira conquistou em 2013 o título de Miss Queen Portugal, alcançado a fama a nível nacional. Licenciada em Marketing, Solange tem realizado ações de Voluntariado Internacional, nomeadamente em Manila (Filipinas. Atualmente funções de hospedeira, é modelo comercial e embaixadora de marcas.

Salvador Malheiro mostrou-se muito satisfeito na escolha e pela adesão ao convite endereçado pela Câmara Municipal, adiantando que “com estes dois grandes nomes do Carnaval vareiro estão reunidas as condições para um grande Carnaval de Ovar 2019, que será seguramente pautado pela alegria, boa disposição e muita luz e brilho”.