“Raquel” de Filipe Ribeiro vence 18ª edição do Festival da Canção Vida.

2018-11-13 12:35

Categoria: 

Concelho: 

“Raquel” de Filipe Ribeiro vence 18ª edição do Festival da Canção Vida.

O festival realizou-se na Casa da Cultura de Ílhavo na sua 18ª edição numa iniciativa promovida pelo Grupo de Jovens “A Tulha”.

As mais de 400 pessoas presentes assistiram numa primeira parte às 12 canções a concurso, provenientes do Porto, Gafanha da Nazaré, Braga, Borba, Ílhavo, Mira, Baião e Vila Real. A segunda parte ficou a cargo de Samuel Úria, artista convidado pela associação para apadrinhar esta 18ª edição do Festival.

O espetáculo foi apresentado por Rafael Vaz, presidente da associação e por Salomé Filipe, Tesoureira da direção.

O Prémio Auditório (troféu mais peça da Vista Alegre) foi para a Canção “Avô” proveniente de Braga; o Prémio Melhor Mensagem (Troféu mais peça da Vista Alegre) para “Vive a Vida” proveniente de Ílhavo; o Prémio Melhor Música (Troféu) para “Raquel” proveniente de Mira; o Troféu Carlos Paião (troféu) para “Maria Rita” da Gafanha da Nazaré.

O terceiro Classificado (200 euros) foi para a Canção “Avô” proveniente de Braga; o 2º Classificado (400euros) para Canção “Dona Boa Morte” proveniente do Porto e o 1º Classificado (800euros) foi a Canção “Raquel” proveniente de Mira, da autoria de Filipe Ribeiro.

A associação refere que esta foi uma das edições “com mais qualidade dos últimos anos”, dando nota de que “este festival, com o tempo e com estas 18 edições se consolidou no panorama cultural do município, da região e do país”.

Samuel Úria, artista convidado, afirmou mesmo que o valor deste festival ultrapassa os atuais Festivais da Canção porque neste, “tudo é tocado ao vivo, sem playbacks vocais ou instrumentais, com músicas e temas originais”.

João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia, afirmou que este festival “enriquece a cultura Ilhavense e orgulha a Freguesia”.

Tiago Lourenço, Vereador da Câmara Municipal, afirmou que a Tulha já habituou a comunidade a encher a Casa da Cultura e a promover iniciativas de “excelente qualidade”.