“Queremos fortalecer os laços de pertença à herança cultural que nos une” - Sónia Filipe.

2015-10-16 10:43

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O primeiro Clube Unesco de Aveiro junta-se aos 38 centros já existentes em Portugal. O protocolo de cooperação foi assinado entre a Comissão Nacional da Unesco e o Clube Unesco que se instala em área provisória junto à estação da CP. Os clubes Unesco são um movimento mundial de base que apoia as prioridades da Unesco recorrendo à experiência, aos conhecimentos técnicos e às perspetivas das comunidades, com objetivo de promover a paz e os intercâmbios.

Inspira-se na cultura e no património para fomentar valores positivos. Sónia Filipe, da comissão instaladora do clube de Aveiro, explica que se trata de um espaço ao serviço da paz (com áudio).

O Clube pretende trabalhar com a comunidade, dando o retorno máximo das ações e resultados que for obtendo a cada passo da reconstrução da memória coletiva. Manuel Marcelly, da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento “Capitolio”, esteve na apresentação para dizer que no distrito de Aveiro o Geopark de Arouca é um dos símbolos do que representam os valores UNESCO.

“O Geopark traduz uma outra dimensão dos instrumentos que a UNESCO concretiza. Estes objetivos de paz e bem-estar tornam-se importantes em regiões como a região de Aveiro que é dinâmica e tem tecido empresarial reconhecido. E desde a criação da UA tem um pólo tecnológico bastante importante”.

Ambiente, cultura, património e educação são pilares da ação dos clubes UNESCO que surgiram no pós-guerra. “O primeiro clube surgiu no contexto da II Guerra Mundial no Japão. Os tempos responsabilizam-nos para pensarmos como a comunidade civil se organizou porque sentia a necessidade de dar as mãos para promover a paz. E isso que celebramos como início desta caminhada”, conclui Sónia Filipe.