Ovar candidata Cantar dos Reis a Património Imaterial Nacional.

2016-12-30 18:35

Categoria: 

Concelho: 

O evento literário “À Palavra”, promovido pelo Museu de Ovar e coordenado pelo escritor Carlos Nuno Granja, teve ontem à noite a marca de um novo registo ao dar voz a uma das tradições de Ovar, como é o característico Cantar dos Reis.

Entre os presentes no "À Palavra reiseiro" encontrava-se o musicólogo Jorge Castro Ribeiro, da Universidade de Aveiro, que coordena a candidatura do Município de Ovar para que o Cantar dos Reis em Ovar seja reconhecido como Património Imaterial Nacional.

Candidatura que, segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, também presente, “já foi submetida”.

Um À Palavra especial realizado na Sala dos Fundadores em que estiveram expostas as 50 capas da Revista Reis editadas entre 1967 e 2016, que foram o mote para a última edição desta tertúlia que assim se associou às Comemorações dos 50 anos da Revista Reis já com o n.º51 (2017) acabado de sair da gráfica, como elemento indissociável da Trupe JOC-LOC que faz questão de assim se apresentar ao contrário da típica designação Troupe de Reis.

Um ambiente a que o Museu de Ovar abriu portas, para uma conversa sobre o património que representa a muito antiga tradição do Cantas dos Reis que ali foi levado pela Trupe JOC-LOC e sobre o papel que desempenha a Revista Reis, que como diria um dos seus colaboradores, Fernando Pinto, “é um produto cultural de muito valor”.