"O Ilhavense está vivo e vai continuar a sua missão” - Helena Malaquias.

2021-11-21 14:20

Categoria: 

Concelho: 

O Jornal O Ilhavense celebrou o centenário e deixou palavras de reconhecimento ao fundador e diretores com um sinal de optimismo pela motivação de manter viva a “chama” do jornalismo.

Maria Helena Malaquias, diretora da publicação centenária, evocou Torrão Sacramento, um dos históricos em longevidade na direção, já desaparecido, e em jeito de homenagem póstuma destacou o exemplo do antigo diretor.

“O Ilhavense está aqui para lhe prestar a homenagem que nunca teve em vida. Sei como gostaria de ter celeberado o centenário. Por pouco não o conseguiu. Hoje compreendo melhor a sua ação. Quem gere um jornal está à mesma distância de lançar o fogo ou a água que o apaga. O Ilhavense está vivo e vai continuar a sua missão”.

A romagem ao cemitério permitiu depositar coroas de flores nas campas do fundador, José Pereira Teles, e do ex-diretor José Manuel Torrão Sacramento.

Senos da Fonseca, um dos atuais acionistas da publicação centenária, envolvido no esforço de recuperação, destaca a relevância da publicação no contexto da história de Ílhavo.

“Tem muito da história de Ílhavo”, resumiu Senos da Fonseca num apelo aos apoios públicos.

O vereador da Câmara de Ílhavo, João Semedo, associou-se à data.

Ouviu os apelos ao apoio e deixou claro que a autarquia reconhece o papel desempenhado ao longo de 100 anos.

“Dar parabéns ao Ilhavense. Sou um jovem mas recordo a persistência de Torrão Sacramento. Estamos felizes por ver o Ilhavense durar. Que dure mais 100 anos”.

 

Foto: João Parracho