"Num concerto de órgão é tão importante o nome do organista quanto o do organeiro" - Domingos Peixoto.

2019-09-28 10:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Domingos Peixoto defende que o património deve merecer dupla referência sempre que em causa estejam os órgãos das igrejas.

Além dos músicos, compositores ou intérpretes é necessário defender a memória de quem construiu as peças que ainda hoje embelezam o património religioso.

Especialista em órgãos de tubos, Domingos Peixoto guiou a visita “Sons no silêncio? – havia música no convento?! no Museu de Santa Joana, no âmbito das jornadas europeias do património.

E foi no decorrer da visita, entrevistado por Fernando Borges, que chamou a atenção para o papel dos “construtores (com áudio)

Este sábado é “Dia aberto nos Museus de Aveiro” (entrada livre) incluindo a abertura da igreja das Carmelitas (10h00 às 12h30 e 13h30 às 18h00).

Procurando corresponder ao desafio do tema deste ano, e entre visitas, oficinas e um Peddy Paper, destaca-se, na noite de sábado, um percurso noturno pelo património de Aveiro com início na Igreja de Santo António (21h00), na qual será lido um excerto do Sermão de Santo António aos Peixes do Padre António Vieira, por Pedro Lamares; (21h30), deslocação à igreja das Carmelitas onde acontecerá pequeno concerto de voz e guitarra, por Leonor Mineiro; (22h00), deslocação para o Museu Arte Nova onde será declamada poesia do período Arte Nova, também com Pedro Lamares.

Fazendo o acompanhamento do público nos percursos entre os vários edifícios, tornando-o mais vivo e associando mais uma “arte”, a dança, com performance que animará os presentes nas deslocações.

Em cada edifício um técnico fará uma pequena contextualização histórico-artística.