Novo livro de Senos da Fonseca é apresentado no próximo sábado.

2022-06-28 13:28

Categoria: 

Concelho: 

Senos da Fonseca apresentará na Biblioteca Municipal de ílhavo, no próximo sábado às 17h00, um novo livro que é uma recolha de estórias dos 'ílhavos', "fixadas em texto, com o maior realismo possível, do falar muito próprio, diríamos único, daquelas gentes que fizeram história, levando e difundindo  a sua cultura muito, singular e diferenciada, plena de saberes marítimos, litoral abaixo", referem os promotores da iniciativa.

É, no fundamental, "uma explicação de cariz histórico, com que Senos da Fonseca parece querer encerrar os longos anos de incessante busca da história das sua gentes", referem.

No livro, Senos da Fonseca  "traz a prova da existência de duas comunidades (e não uma como vulgar e erradamente afirmado) bem diferenciadas, que estiveram na origem e afirmação de Ílhavo".

O livro “O Calão no Linguajar dos 'Ilhos'", tem por finalidade "inserir, contextualizando, regionalismos, neologismos, ilhavismos, modos, expressões, e ou até, sonoridades de diálogos, parte do cardápio de uma microcultura, consolidada e recriada neste recanto lagunar, onde confluíram e se movimentaram, gentes vindas de muitas paragens, impregnadas de culturas claramente diferentes".