"Nos mares da memória" nomeado para a fase final do festival internacional de cinema “Fiorenzo Serra Film Festival 2019”.

2019-10-24 10:47

Categoria: 

Concelho: 

O documentário "nos mares da memória - estórias de uma faina maior…” foi nomeado, entre cerca de mil candidatos a concurso, para a fase final do festival internacional de cinema - “Fiorenzo Serra Film Festival 2019” na categoria curtas, documentários.

O anúncio foi feito, ontem, oficialmente hoje em Sassari, uma cidade na região da Sardenha, Itália.

Organizado pelo Laboratório de Antropologia Visual "Fiorenzo Serra" da Società Umanitaria-Cineteca Sarda, com a colaboração do Departamento de História da Universidade de Sassari, cumpre este ano a terceira edição na categoria de produções etnográficas e decorrerá de 24 a 29 de novembro de 2019.

Vencedor de festivais da arte desde 2017, no Alaska, Barcelona e Portugal e apurado para a seleção final em quase duas dezenas de eventos da especialidade, desde os Estados Unidos à Austrália, este documentário, que teve estreia no Museu Marítimo de Ílhavo, em dezembro de 2015, continua a somar distinções.

Realizado por Rui Bela, guião de Senos da Fonseca e colaboração de alguns dos últimos heróis que protagonizaram esta “saga”, este filme resulta num projeto em vídeo para dar ênfase à arte da pesca experienciada e sentida por portugueses, bascos, espanhóis, franceses e ingleses ao longo de cinco séculos de história.

Sistematiza a informação escrita e fotográfica e converte as “estórias” num autêntico documento audiovisual realçando todo o litoral português.