Música esta sexta e regata de moliceiros no sábado no Ria de Aveiro Weekend.

2022-07-08 07:53

Categoria: 

Concelho: 

O Ria de Aveiro Weekend (RAW) está de regresso à Região de Aveiro, com um programa de eventos que convida a descobrir o território através da cultura, do património, das artes, da música, das festas e da gastronomia.

Serão três dias, com início esta sexta, em que os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) celebram em rede a riqueza da Região nas suas mais diversas expressões, com particular enfoque na Ria de Aveiro.

Esta sexta o cartaz é feito pelas inciativas culturais em cada um dos Municípios, com destaque, em Ílhavo, para o concerto de Hermeto Pascoal.

Destaca-se a Grande Regata dos Moliceiros, um evento histórico e emblemático que se realiza, este sábado, dia 9, e que terá um programa próprio de animação, nos pontos de partida e de chegada, com atividades musicais e educativas, que convidam o público a viver esta tradição, na sua singularidade cultural e popular.

Este ano, logo às 10h30, no agora ampliado Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, na Torreira, Murtosa, será apresentada à comunidade local a candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” a Património da Humanidade.

Segue-se o colorido Concurso de Painéis.

Às 14h30, a Grande Regata dos Moliceiros conta com 16 embarcações (a maior participação de sempre) que, de velas ao vento, prometem uma competição única.

A chegada a Aveiro, no novo Cais do Sal, prevista às 16h00, será acompanhada de uma parada de embarcações, com música ao vivo e animação, com entidades parceiras das Estações Náuticas da Ria de Aveiro.

A Associação Náutica da Torreira coorganiza.

Para além da Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, enquanto evento âncora, o RAW concentra durante três dias, numa iniciativa estruturada de promoção e ativação turística da Região de Aveiro, um programa de animação em rede.

Promovido pela CIRA, integra uma agenda de eventos intermunicipal, que se desdobra pelos 11 municípios em variedade de oferta e de sensações, percorrendo terras de Águeda e Albergaria-a-Velha, Anadia e Aveiro, Estarreja e Ílhavo, Murtosa e Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.