Museu Marítimo celebra Dia dos Museus com programação online.

2020-05-12 10:20

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) comemora, entre os dias 16 e 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com um programa online.

Apesar de manter as portas fechadas a visitas desde o dia 17 de março, face às medidas de contenção da Covid-19, abre-se ao público nas redes sociais, com um programa multimédia, gratuito, para toda a família.

À hora marcada no programa são lançados na página do Facebook do MMI os vídeos que levam o Museu até à casa de cada um, propondo várias visitas temáticas para diferentes idades, um workshop, um jogo para os mais novos, momentos de narrativa encenada, uma entrevista e também o programa de rádio do Museu “Todos a Bordo”.

As comemorações têm início no dia 16 de maio, sábado, de manhã, com uma visita virtual, de barco em barco, à Sala da Ria, onde são mostradas as particularidades de cada embarcação.

Da visita, passa-se à ação, com um workshop de construção em papel do dóri - embarcação emblemática da mítica pesca à linha.

Ainda no sábado, mas no período da tarde, uma visita às reservas desvenda algumas histórias guardadas nos “tesouros” que não são habitualmente mostrados numa visita regular ao Museu.

A tarde continua com duas edições do “Todos a Bordo”, o programa do Museu, que tem sido emitido às terças-feiras, às 17h00, na Rádio 23 Milhas, em 105.0 FM e na página de Facebook do 23 Milhas.

Na noite deste dia, há duas sessões de “Intimidade”, um projeto de teatro de comunidade desenvolvido pelo encenador Alexandre Sampaio, que é agora revisitado em vídeo.

No domingo, 17 de maio, o dia começa com atividades dedicadas às crianças.

Na visita “Bacalhau, um peixe com cabeça” os mais novos ficam a conhecer as especificidades deste peixe e assistem à sua alimentação. De seguida, é apresentado “Rumo ao Bacalhau - O jogo do museu”, um jogo de tabuleiro para pais e filhos, em que cada jogador é um pescador.

Também para toda a família, há ainda uma visita aos bastidores do Aquário dos Bacalhaus, onde se mostram as rotinas diárias e cuidados que este espaço exige.

Para o final da tarde de domingo estão programados mais dois episódios do “Todos a Bordo” e à noite haverá duas novas sessões do projeto “Intimidade”.

No Dia Internacional de Museus (segunda-feira, 18 de maio) será lançada, em direto, uma nova edição do “Todos a Bordo”, sob o tema “Oito décadas de Museu”.