Murtosa: Moliceiro "eternizado" em escultura.

2019-10-23 15:09

Categoria: 

Concelho: 

Depois da peça “O dóri”, colocada na rotunda de entrada na Gafanha da Nazaré, Miguel Oliveira assina outra obra emblemática alusiva a embarcações tradicionais na Murtosa.

O Município da Murtosa inaugura no próximo dia 29 uma escultura alusiva às tradições do concelho no âmbito da celebração dos 93 anos da criação do Concelho da Murtosa.

Nesse dia 29 de outubro, pelas 11h00, será oficialmente inaugurada a escultura “O Moliceiro”, da autoria de Miguel Neves Oliveira, que se encontra colocada na chamada “rotunda das piscinas”, na Avenida do Emigrante.

A obra resulta do desafio lançado ao escultor pelos Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche, no âmbito do projeto “Territórios com História: O Mar, as Pescas e as Comunidades”, para este reinterpretar, em cada um dos concelhos, uma embarcação icónica e representativa do território.

Na Murtosa, naturalmente, a escolha recaiu no barco moliceiro.

O processo de criação da obra foi acompanhada de uma série de workshops orientados pelo autor, que tiveram lugar no estaleiro municipal, tornando a peça um “verdadeiro projeto da comunidade”.

A escultura "O Moliceiro" foi executada em tubos de ferro que desenham a forma e o movimento da embarcação icónica da Murtosa.

A sua função era a apanha do moliço. É agora um barco utilizado para melhor conhecer a natureza e a beleza da ria de Aveiro.

A obra está suspensa a 80 cm do chão. O moliço faz levitar o moliceiro que navega pelo espírito de quem observa.

“Trazer para a contemporaneidade a embarcação com tanta história foi um desafio que nasceu no meu coração de a ver bonita a navegar pelas águas da ria! Espero que a escultura comunique com as pessoas do presente e futuro projetando-a assim para a eternidade”, disse Miguel Neves Oliveira