Murtosa: Jornadas Europeias do Património com viagem à ria e às enguias.

2020-09-25 07:12

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa e a COMUR-Museu Municipal da Murtosa associam-se, simultaneamente, às Jornadas Europeias do Património e ao Dia Mundial do Turismo que se realizam e celebram este fim de semana, promovendo duas visitas guiadas que exaltam o património cultural e a identidade do território.

Assim, no sábado, dia 26 de setembro, terá lugar a iniciativa “Murtosa, pelos Cais da Identidade: Homem, Terra e Água” que terá como ponto de partida o Cais do Bico, pelas 14H00 e exaltará o cariz anfíbio do Coração da Ria e da Pátria do Moliceiro.

Partindo do cais do Bico, a visita guiada faz-se, de barco moliceiro, pelo canal da Murtosa da Ria até Cova do Chegado, evocando um tempo em que a laguna era a grande via aquática da região.

Depois, por terra, de bicicleta, descobrimos lugares e patrimónios identitários, Murtosa adentro, antes de regressarmos novamente ao Cais do Bico.

No domingo, dia 27 de setembro, pelas 15H00, a COMUR-Museu Municipal da Murtosa acolhe o evento “Das Fritadeiras à Fábrica: A História das Conservas de Enguias da Murtosa”, que dará a conhecer a história das conservas de enguias em molho de escabeche, marco de identidade da Murtosa, contada, na primeira pessoa, por quem trabalhou na fábrica, numa visita guiada especial a este espaço museológico referencial do concelho, que terá como guia Maria Silva, antiga responsável de produção da fábrica.

São eventos de participação limitada.