Murtosa: Jogos florais com edição dedicada à agricultura.

2018-09-04 10:27

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa prepara-se para mais uma edição dos “Jogos Florais da Murtosa”, um concurso que se desenvolve nas áreas da escrita e da pintura e cujo tema deste ano aborda as atividades tradicionais.

Trata-se de evocar a tradicional terra de pescadores e agricultores. O elemento Terra é, a par da Água, um dos pilares identitários deste território, onde o setor agrícola possui, desde tempos imemoriais, uma enorme importância económica, social e cultural.

A Lavoura tinha e tem tempos próprios e bem definidos, da sementeira à colheita. A cada um destes momentos se associaram rituais e tradições, perpetuadas pelas gentes da Murtosa.

“A edição 2018 dos Jogos Florais da Murtosa pretende exaltar, com a criatividade dos participantes, a relevância do trabalho da terra na construção da matriz identitária Murtoseira”, explica a autarquia.

“Da terra nos vem o pão: a agricultura na Murtosa” é o mote para a celebração da palavra e da pintura com vertentes de poesia e conto.

Os trabalhos a apresentar não deverão exceder a 10 páginas, em formato A4, na modalidade de poesia, e as 30 páginas, em formato A4, na modalidade de conto.

Podem concorrer os residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Os trabalhos devem ser entregues no gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal da Murtosa até ao dia 31 de outubro de 2018.

O primeiro prémio vale 650 euros, o segundo 488 e o terceiro 326 euros.