Município de Ílhavo realizou a final concelhia do Concurso “Ílhavo a Ler+”.

2020-02-04 15:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Município de Ílhavo realizou a final concelhia do Concurso “Ílhavo a Ler+” e apurou representantes para a fase regional.

Ação no âmbito do programa de Promoção do Livro e da Leitura da Rede de Bibliotecas de Ílhavo.

Esta foi a 10.ª edição do “Ílhavo a Ler+”, concurso de leitura dedicado a todos os alunos do Município de Ílhavo que integra também a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, com o objetivo de intensificar o contacto com o livro e a leitura, na biblioteca, em sala de aula ou em contexto familiar e social.

Nesta 10.ª edição estiveram a concurso as obras “A revolução dos pássaros”, de Anna Llauradó (para o 1.º ciclo), a “História de uma baleia branca”, de Luis Sepúlveda (para o 2.º ciclo), “O livro das coisas perdidas”, de John Connolly (para o 3.º ciclo) e “O leitor do comboio”, de Jean-Paul Didierlaurent (para o Ensino Secundário).

Dos 22 alunos finalistas que prestaram provas, foram apurados os 4 vencedores (um por cada categoria) que irão representar o Município de Ílhavo no Concurso Intermunicipal de Leitura, numa prova final, aberta ao público, onde participarão os concorrentes apurados nas finais dos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Este ano a grande final regional realiza-se em Oliveira do Bairro, no dia 29 de abril, onde serão apurados os alunos que representarão a Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura, que se disputará no dia 6 de junho, em Oeiras.

 

Lista de vencedores:

1.º ciclo do Ensino Básico (3.º e 4.º anos)

Martin Tiago da Silva Fidalgo Lourenço, (Escola Básica da Cambeia, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré)

 

2.º Ciclo do Ensino Básico

Ana Marta da Silva Teles (Escola Básica 2º e 3º ciclo da Gafanha da Encarnação, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação)

 

3.º Ciclo do Ensino Básico

Mafalda Gonçalves Ramos (Escola Básica 2º e 3º ciclo da Gafanha da Encarnação, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação)

 

Ensino Secundário

Luísa Rodrigues Vilarinho (Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré)