Migrações em destaque no 26º AVANCA Festival Internacional de Cinema.

2022-07-18 07:40

Categoria: 

Concelho: 

O 26º AVANCA Festival Internacional vai dar destaque às migração na edição deste ano.

Este Festival de Cinema, cuja competição decorre entre 27 e 31 do corrente mês de julho, comemora um quarto de século sob o signo dos “Deslocados”.

Atentos aos grandes movimentos de deslocação de pessoas em tempo de conflitos armados, da Síria, da Ucrânia, da África, para só referir os mais visíveis, o Festival de Cinema AVANCA será este ano um espaço da sua visibilidade.

Serão o tema de trabalho nas Oficinas de Criação Filmica que em cada ano marca este evento.

Estando previsto a exibição de cerca de 130 filmes, entre longas e curtas metragens vindas de países dos 5 continentes, um terá especial atenção dada a sua singularidade.

Ao longo de 16 anos, entre 2005 e 2020, o cineasta chinês Zhandong MA, com produção de Hong Kong, filmou na segunda zona especial do Estado Wa de Myanmar.

Durante a reforma agrária e a Revolução Cultural na China, muitas pessoas fugiram para ali, tornando este no maior ponto de encontro da nacionalidade Han na região.

Em “Nowhere People” (Pessoas de lugar nenhum) o cineasta centra-se nas mudanças de vida de Li Simei e Vovó Chen após a proibição do cultivo das drogas.

Tempos em que os seus filhos não puderam voltar à China e as suas identidades não foram reconhecidas.

Um lugar que passou a ser um sistema geopolítico marginalizado, um “enclave” sem identidade.

Filme polémico de um cineasta que continua a trabalhar e morar em Chengdu (China) em que aborda a política, a história, as drogas e a forma como os indivíduos do "Triângulo Dourado" se defendem.

Serão 4 horas e 15 minutos que, em estreia mundial, o Festival de AVANCA irá exibir no Cinema Vida em Ovar, um dos locais onde decorre o festival, na terça-feira dia 26 a partir das 16 horas.

O 26º AVANCA inicia-se no dia 22 e as competições internacionais vão decorrer entre 27 e 31 no Auditório Paroquial de Avanca, no Cinema Vida em Ovar, e com exibições especiais no Cine Teatro de Estarreja e no Espaço Estação.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja, Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.