Mês senior de Oliveira do Bairro arranca hoje.

2019-10-01 08:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A população sénior do concelho de Oliveira do Bairro vai contar com uma programação especial durante todo o mês de outubro, promovida pela autarquia no âmbito do pelouro da Idade Maior.

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de outubro), o Município de Oliveira do Bairro preparou várias atividades que vão homenagear e debater várias problemáticas ligadas à população sénior do concelho.

O programa delineado pela autarquia oliveirense inicia com a iniciativa “65 em Festa”, que vai oferecer um dia especial a 1.000 idosos do concelho, com programas distintos agendados para os dias 1, 3 e 4 de outubro.

No dia 5, o Quartel das Artes recebe o espetáculo “A Barbie in the House – António Bastos e a Comunidade”, uma fusão contemporânea, entre dança, música eletrónica e tradições locais exploradas com a comunidade artística local (escolas de música, de dança, coros e filarmónicas) e com cidadãos e amantes de música. As IPSS do concelho foram também convidadas e vão participar neste projeto.

O Congresso “Envelhecer nos Eixos: Autonomia, Tecnologia e Cuidados”, realiza-se nos dias 25 e 26, organizado pelo Município de Oliveira do Bairro, em parceria com a Unidade de Cuidados à Comunidade, do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, e com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.

O programa termina com o “Passeio da Memória”, no dia 26, uma caminhada/corrida solidária promovida em conjunto com a Alzheimer Portugal.

Lília Ana Águas, Vereadora do Município de Oliveira do Bairro e responsável pelo pelouro da Idade Maior, defende a necessidade de “combater o isolamento a que muitos idosos estão, infelizmente, confinados, através da promoção de atividades que promovam o convívio social, a saúde física e mental e a sua auto-estima, pelo muito que ainda podem oferecer à nossa comunidade, através da transmissão de valores e de conhecimento às novas gerações”.