Luís Fernandes apresenta "Tia Graça" no Aveirense em dia de aniversário do GrETUA.

2018-04-11 07:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Tia Graça – toda a gente devia ter uma” vai subir ao palco em Aveiro, na sala-estúdio do Teatro Aveirense, esta quarta-feira 11 de abril, no âmbito do 39º aniversário do GrETUA.

“Tia Graça” é um espetáculo de autor, concebido e interpretado por Luís Fernandes, no papel mais maduro do seu percurso criativo, a par de um trio de jovens instrumentistas da nova vaga.

Telma Mota (oboé), Inês Moreira Coelho (fagote) e Beatriz Mendes (trombone) fazem parte da formação. A música original é da autoria de Manuel Maio e a cenografia é assinada por enVide neFelibata.

Trata-se da mais recente criação da d’Orfeu AC e apresentou-se já, desde a estreia em maio último, em Águeda, Vouzela, Aveiro, Porto, Serpa, Castelo de Vide, São João da Madeira, Albergaria-a-Velha, Tondela e Guarda, prosseguindo agora a sua digressão pelo país.

Maria Virgínia da Graça nunca aprendeu uma nota de música do tamanho de um comboio. Nem ela, nem a mãe, nem as irmãs, nem nenhuma mulher lá de casa. Pelo contrário, todos os homens da família são músicos. Nunca teve filhos, por isso foi mãe do avô, mãe do pai, mãe dos irmãos e agora é mãe dos próprios sobrinhos. Tudo músicos.

Hoje, viajada e muito vivida, a Tia Graça está surda que nem uma porta o que, numa família destas, tem muita graça.

Um espetáculo que homenageia as mulheres que vivem nos bastidores das vidas de tantos músicos, a lavar, a coser, a passar, a cozinhar, a mimar.