Livro sobre história dos ovos moles empurra candidatura a património da Unesco.

2018-12-15 09:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro espera que o livro, ontem apresentado, sobre a história dos ovos moles seja uma ajuda para o processo de candidatura dos ovos moles a património da humanidade.

Aveiro quer incluir os ovos moles na lista do Património Imaterial da Unesco. O projeto está em marcha e conta, agora, com um trabalho de investigação de Nuno Rosmaninho e Jorge Pacheco dos Santos e com ilustrações da artista plástica Elizabeth Leite.

Iniciativa em parceria com a Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro e que levou ao lançamento, em março de 2017, do desafio à Universidade de Aveiro, para materializar literariamente a história deste ex-libris aveirense, baseado apenas em provas documentais. Os arquivos de jornais foram fonte de informação útil.

O chanceler-mor da confraria, Sérgio Ribau Esteves, explica que se trata de um ponto de partida nos trabalhos de investigação (com áudio)

A apresentação do livro “História dos Ovos Moles de Aveiro” confirmou as receitas como elemento chave na salvaguarda deste património e confirmou também um mundo de "silêncios". A ilustradora assume que esse foi um dos desafios que enfrentou (com áudio)