Ílhavo: Milha juntou cerca de 2 mil pessoas na festa da música e dos músicos de Ílhavo.

2018-11-06 14:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto 23 Milhas estima que cerca de duas mil pessoas tenham passado pelo festival da música e dos músicos ilhavenses.

Durante três dias, no passado fim de semana, as “valsas portuguesas” e o cancioneiro que envolve a temática marítima foram o mote para que três centenas de músicos ilhavenses apresentassem um repertório original.

As interpretações de canções históricas do contexto da vida na faina e três espetáculos criados especialmente para a festa que decorreu em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré sustentaram uma edição dedicada à tradição marítima.

Promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do 23 Milhas, projeto cultural do Município, em parceria com a “Cais do Som”, passaram pelo evento cerca de duas mil pessoas, às quais bandas, escolas, filarmónicas e colaborações improváveis de artistas apresentaram o resultado de meses de trabalho.

“Se o objetivo da MILHA é estimular o contacto e a criação na comunidade musical ilhavense, ele foi mais que cumprido, registando com surpresa um investimento notável por parte das Escolas de Música para apresentarem criações originais dos seus alunos e respondendo, também coreograficamente, à provocação da Festa”, refere a organização do evento.

O espetáculo “Maré de Solistas”, que juntou cinco músicos para “musicar” ao vivo o documentário sobre “A Campanha do Argus”, surpreendeu o público, assim como a “Faina”, que fundiu os ranchos folclóricos ilhavenses com cantores pop e a coreógrafa Susana Gaspar, num espetáculo que desconstruiu tanto a dança e a música tradicionais, como a música pop.

Também no sábado, “O Canto das Escadas” desafiou Ricardo Fino, o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e o coreógrafo Luiz Antunes numa viagem musical nas canções do mar a várias vozes.

Destaque ainda para o concerto da Filarmónica Gafanhense, numa abordagem mais eletrónica do repertório escolhido para a ocasião, e que mobilizou cerca de 400 pessoas que se juntaram para assistir ao espetáculo, cuja segunda parte foi da responsabilidade da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo que apresentou um repertório totalmente dedicado ao mar.