Ílhavo: “Ílhavo, Terra Milenar” dedica sessão à história da Colónia Agrícola e à figura de Joana da Maluca.

2019-01-09 14:46

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Documentação de Ílhavo vai receber, no próximo dia 16 de janeiro (quarta-feira), pelas 17 horas, a ação de formação “Povoadores vs Invasores do Município de Ílhavo”, no âmbito do Ciclo de Palestras “Ílhavo, Terra Milenar”.

Promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, esta ação tem como objetivo dar a conhecer a história da Colónia Agrícola da Gafanha, integrada no contexto das colónias agrícolas portuguesas, bem como a história de Joana Rosa de Jesus, mais conhecida por Joana da Maluca, como líder de opinião e povoadora das Gafanhas, e, por fim, uma reflexão sobre as Invasões Francesas em Portugal, na Região de Aveiro e, mais concretamente, no Município de Ílhavo.

O primeiro painel terá como oradora Filipa Guerreiro, da Universidade do Porto, numa abordagem ao tema “A Colónia Agrícola da Gafanha no contexto da Junta de Colonização Interna”, entre 1936 e 1960.

Seguir-se-á o tema dedicado a “Joana Rosa de Jesus: um arquétipo do povoador da Gafanha?”, por Pedro Silva, investigador da Câmara Municipal de Ílhavo, e o lançamento do n.º 4 da revista “Nossa Gente” sobre esta ilustre gafanhense.

O terceiro painel, “Ílhavo/Aveiro sob as Invasões Francesas, breves notas”, terá como orador o historiador Amaro Neves, numa reflexão sobre as consequências e sobre o ambiente social.

O encerramento terá lugar pelas 20 horas com a formalização do protocolo entre o Município de Ílhavo e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e o agradecimento público aos doadores de documentação durante o segundo semestre de 2018.