Ílhavo: Festival de Circo Contemporâneo regressa em formato alargado.

2021-11-30 10:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de Circo Contemporâneo, organizado pelo 23 Milhas e pela Bússola, decorre de 2 a 12 de dezembro, em vários espaços do Município e conta com mais de 50 momentos para público em geral e escolas.

Estreias nacionais, uma criação exclusiva, formações e um fórum de reflexão são alguns dos destaques deste festival que se caracteriza pelos espaços pouco convencionais que ocupa.

Paralelamente ao LEME, e já tendo arrancando com as oficinas de pré-construção, acontece o "Castelo de luz", projeto adiado já duas vezes pelas regras de confinamento, mas que, finalmente, aparecer aos olhos do público.

Ergue uma réplica do Farol da Barra, construída pela comunidade, totalmente em cartão e recorrendo apenas à força humana.

Depois da construção das peças, o farol será transportado para o Jardim Henriqueta Maia, onde será coletivamente erguido e demolido no dia seguinte (5 de dezembro) com um concerto ao vivo que acompanha a sua destruição.

Este ano, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, em parceria com a Bússola, voltam a apostar em espaços que se transformam e transformam o conteúdo que recebem.

Há escolas, mercados, os novos Planteia e Centro de Religiosidade Marítima ou o Terminal Especializado de Descarga de Pescado (no terminal bacalhoeiro).

Aí apresenta-se, em cinco sessões, “Albano”, a criação deste ano, que cabe a Rui Paixão.

Rui Paixão, que trabalha a técnica do clown, mantém-se o criador apoiado, e apresenta um espetáculo em que explora, através da mitologia, da filosofia e do próprio público, o lugar do palhaço.

Durante dez dias, e em mais de uma dezena de espaços do Município, há nove espetáculos de longa duração, seis internacionais, muitos deles em estreia em Portugal e cinco espetáculos pertencentes à categoria NAVEGAR (concurso anual para a apresentação de criadores emergentes no festival).

Este ano a França é o país convidado.

As técnicas de acrobacia de mão e mão do mastro chinês são pontos fortes da programação deste ano, a que se junta a nova magia no circo contemporâneo, que é também tema do Circus Forum.

O momento dedicado à reflexão acontece no Circus Forum já na sexta (3 de dezembro) num encontro entre profissionais da área, e do Beta Circus, um projeto de cooperação europeu que seleciona artistas que serão integrados num programa internacional de capacitação em novas tendências para a criação contemporânea.

Paralelamente aos primeiros dias do LEME, acontecem as primeiras ações de preparação do Castelo de Luz, uma construção em comunidade que erguerá um farol de cartão, numa recriação do Farol da Barra, no Jardim Henriqueta Maia, no fim-de-semana de 4 e 5 de dezembro.

 

Foto: Esquive (c) Irvin Anneix et Helene Combal - Weiss