Ílhavo: Festivais de Outono apresentam espetáculo de tango na Casa da Cultura.

2022-11-15 08:57

Categoria: 

Concelho: 

Tango em Ílhavo na programação dos Festivais de Outono.

Neste ciclo promovido pela Universidade de Aveiro, o programa da semana inclui sons de tango, revisitações do flamenco, o espiritual na música, peças de Portugal, Paris e do Oriente, e ainda uma homenagem ao escritor Marcel Proust, pelo seu centenário.

“La Ideal” - Orquestra Típica de Tango Argentino foi formada em setembro de 2013, no Porto, com o duplo propósito de recriar a música de dança das milongas tradicionais e apresentar em concerto música de compositores como Piazzolla e Rovira.

Com uma formação simultaneamente típica e original - flauta, violino, contrabaixo, bandónion e piano - “La Ideal” tem um som e uma paleta tímbrica únicos.

É composta por músicos de excelente qualidade, alguns também dançarinos de tango.

Nos shows recria a intimidade e expressividade típicas da atmosfera dos salões de tango de Buenos Aires.

“La Ideal” tem realizado múltiplas apresentações em Portugal (Porto, Lisboa, Aveiro, Caminha, Ponte de Lima, etc.), em Espanha (Santiago de Compostela, Salamanca, Vigo, Lugo, La Coruña, Mallorca, Gijon, etc.) e em Itália (Milão, Verona, Bresanonne).

O concerto decorre na Casa da Cultura de Ílhavo, a 15 de novembro, a partir das 21h30.

As reservas, embora o concerto seja gratuito, são feitas através da BilheteiraOnline.

No dia seguinte, mostra-se a arte dos estudantes.

A rubrica “Presente(em)mente”, este ano na sua 2ª edição, tem como objetivo divulgar e promover obras de estudantes de composição do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA).

Neste concerto serão apresentadas em estreia absoluta seis obras, sendo que uma delas é uma criação coletiva de quatro performers/compositores.

As restantes cinco obras são dos jovens compositores: Bruna Santander, Carla Branco, Gustavo Gonçalves, João Pedro Monteiro Silva e Tiago Matos.

O concerto está marcado para 16 de novembro, às 21h30, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, com entrada gratuita. Reservas: BilheteiraOnline.

No dia 18, Diego El Gavi apresenta a reinvenção do Flamenco através do Latin Jazz.

Há mais de uma década a pisar palcos por todo o país, Diego tem vindo a conquistar o coração dos portugueses e não só. Foi o músico que Madonna quis ouvir no seu aniversário em Marraquexe.

Diego El Gavi lançou, em 2019, o seu álbum “Puerta del Alma” que conta com a participação de três músicos convidados: Tatanka, Ricardo Ribeiro e Paulo de Carvalho.

Neste momento, Diego prepara-se para lançar o seu próximo single que tem data de lançamento prevista para o final deste ano.

No dia 18 de novembro, Diego El Gavi atua nos Festivais de Outono, no Auditório Renato Araújo, edifício da Reitoria da UA, com início às 21h30. Apresenta-se ao vivo em quarteto do qual fazem parte Victor Zamora, Carlos Mil-Homens e Léo Espinosa.

O concerto é gratuito, a 18 de novembro, pelas 21h30, no auditório Renato Araújo, edifício da Reitoria da UA. Reservas: BilheteiraOnline.

No dia 19, apresenta-se o Duo Anima Feminae, composto por Monika Streitová e Ana Telles.

Apresenta o programa “Entre o ar e a perfeição”, inspirado na obra do compositor João Pedro Oliveira.

Espetáculo a 19 de novembro, a partir das 21h30, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.

Segue-se, a 20, um recital de violino e piano.

“Dos viajantes às viagens musicais” é constituído por um repertório diversificado, incluindo as obras dos compositores de Portugal, França e China.

O recital está agendado para 20 de novembro, pelas 18h00, no Museu de Aveiro.

“Du Côté de Chez Proust” no centenário da morte de Proust

Finalmente, a 21, recital que evoca os 100 anos sobre a morte de Marcel Proust.

Através deste programa, “Du Côté de Chez Proust” - Recital de Viola e Piano no centenário da morte de Proust, poder-se-ão ouvir obras de alguns dos seus amigos mais próximos, de obras dedicadas a violetistas que tocaram em sessões musicais privadas na casa do escritor, bem como a provável fonte da famosa petite phrase que constituiu o leitmotiv de toda a sua obra-prima - a Sonata de César Franck -, entre outras peças de grande circulação no seu tempo.

O presente recital propõe uma viagem à Paris de viragem de século, um vislumbre da Boulevard Haussman, da Rue Hamelin, um perfume dos imaginários salões dos Verdurin, de Combray, de Balbec, ou dos amores de Swann.

O Recital está marcado para 21 de novembro, pelas 21h30, na Igreja das Carmelitas, Aveiro, com entrada gratuita. Reservas: BilheteiraOnline.