Ílhavo: "Fake" apresenta reflexão sobre mundo das fake news.

2020-11-20 07:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A companhia Formiga Atómica regressa esta sexta-feira a Ílhavo para apresentar “Fake”, um espetáculo de teatro em diálogo com o cinema sobre o fenómeno não tão recente, mas particularmente presente, das chamadas “fake news” (notícias falsas).

“Fake" conta com a participação de nomes bem conhecidos do público como Beatriz Batarda, Isabel Abreu ou Sandra Faleiro e a história gravita em torno da figura de Norma B., uma famosa escritora de romances policiais. 

O espetáculo coloca o público no papel de juíz desta narrativa, explorando as tensões entre a verdade e a mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a nossa propensão para acreditar nos preconceitos que carregamos.

“Fake” parte de um conjunto de oficinas com profissionais de várias áreas orientadas pelos criadores Miguel Fragata e Inês Barahona no sentido de perceber o contexto das fake news, como é possível identificá-las e os seus efeitos em diversos setores. 

Desta semana de recolha de informação para o espetáculo resultou um site (www.fakeweekly.com) que reúne “notícias orgulhosamente falsas” e que relaciona, dessa forma, esta criação com a atualidade.

Miguel Fragata, o encenador de “Fake”, revela que o trabalho de preparação obrigou a um estudo intensivo durante uma semana e esta semana fica marcada pelo encontro com turmas do 3º ciclo das Escolas Secundárias da de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré. 

Os alunos foram desafiados a escreverem eles próprios as suas “fake news”, depois de devidamente contextualizados sobre o tema e de poderem refletir sobre ele.

Miguel Fragata assume tratar-se de um tema atual e um espetáculo que faz pensar (com áudio)

Apresentação esta noite, às 21h00, na Casa da Cultura de Ílhavo.

 

 

foto: Filipe Ferreira