Ílhavo: Dia Internacional dos Arquivos inspira "Diálogos Inter-Arquivos: Centro de Documentação de Ílhavo e Arquivo Nacional do Brasil ".

2021-06-08 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinala o Dia Internacional dos Arquivos com a iniciativa "Diálogos Inter-Arquivos: Centro de Documentação de Ílhavo e Arquivo Nacional do Brasil ".

Iniciativa agendada para esta quarta-feira com participação do Centro de Documentação de Ílhavo.

Este encontro transatlântico, transmitido em direto através da página oficial do Facebook do Centro de Documentação de Ílhavo (https://fb.me/e/d3tAMlUfc), entre as 16h00 e as 18h00, marcará o início de uma relação de parceria entre ambas as instituições e será pretexto para a promoção e divulgação dos espólios documentais e projetos desenvolvidos por cada instituição.

Abertura às 16h00 com alocução sobre a “Importância dos Arquivos e Centros de Documentação na preservação e utilização do património pelas comunidades” na intervenção de Beatriz Marques, da Universidade de Coimbra.

Segue-se o tema “O Arquivo Nacional do Brasil e suas relações com Portugal (Marcelo Nogueira de Siqueira, Arquivo Nacional do Brasil) e a apresentação “Centro de Documentação de Ílhavo: espólio e projetos (Eliana Fidalgo, CDI)”.

Projetos desenvolvidos pela UA no âmbito do “Se esta rua fosse minha” (Representantes do grupo de trabalho do curso de NTC e do CIDTFF - Ana Raquel Simões, Universidade de Aveiro) e lançamento da revista “Nossa Gente: Biografia de Cândido Teles” (Sara Santos e Pedro Silva, investigadores do CDI e MMI) completam a sessão.

A moderação do evento será efetuada por Lisete Cipriano, Chefe da Divisão da Cultura da CMI.