Ílhavo: Bateira Labrega passa a integrar exposição permanente do Museu Marítimo.

2018-09-28 10:13

Categoria: 

Concelho: 

A Bateira Labrega passa a integrar exposição permanente do Museu Marítimo de Ílhavo.

Foi a prenda da Associação dos Amigos do Museu na celebração do 81.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, comemorado a 8 de agosto.

A embarcação, construída pelo Mestre António Esteves, de Pardilhó, enriquece a Sala da Ria com a salvaguarda de mais uma embarcação lagunar prestes a desaparecer.

As coleções do Museu foram também enriquecidas com algumas doações e aquisições, das quais se destacam o desenho A Despedida que integrou a exposição História Trágico Marítima e foi oferecido pela autora Maria Gabriel, a miniatura de embarcação vencedora do IV Concurso de Nautimodelismo, uma Canoa da Picada, da autoria de Paulo Agra, e um compasso de dóri oferecido por Éric Pages.

Também as herdeiras do Professor Mário Ruivo e do Capitão de Mar e Guerra José Emílio Santos Pinto Pereira ofereceram ao Museu as suas coleções de slides e de fotografias, respetivamente, resultados de algumas campanhas que fizeram na pesca do bacalhau.

“Neste ano em que o Museu Marítimo de Ílhavo celebra o seu 81.º aniversário, a Câmara Municipal de Ílhavo congratula-se com as incorporações na sua coleção, enriquecendo ainda mais o seu espólio e o testemunho da forte ligação dos Ílhavos ao Mar e à Ria de Aveiro”, refere nota da autarquia.