Hamster Clown, o novo disco de Linda Martini e a estreia de Princesa Sal são as propostas culturais de fim-de-semana em Ílhavo.

2022-03-16 09:14

Categoria: 

Concelho: 

A produção Hamster Clown, o novo disco de Linda Martini e a estreia de Princesa Sal são as propostas culturais de fim-de-semana em Ílhavo.

Antes das apresentações destaque, esta quarta, para uma conversa sobre um espetáculo de teatro que estreia no domingo.

Fim-de-semana prolongado no 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, que apresenta esta sexta-feira, dia 18 de março, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, o espetáculo “Hamster Clown”, interpretado pelo clown Rui Paixão e encenado por Ricardo Neves-Neves, com o apoio do Teatro do Eléctrico.

Conta a história de uma personagem fechada num espaço e num tempo incertos, algures na evolução de um rato para o homem, ou o contrário, fechado no labirinto daquele que é o seu próprio planeta.

Num espetáculo sem texto, pleno de efeitos sonoros e visuais, com vários elementos nunca vistos e num “universo retro-futurista”.

Entre o riso e o terror, entre o nonsense e o sentido da vida, entre o teatro, a dança e a performance, Hamster Clown fala de sonhos e de pesadelos, de confinamentos e de libertações.

Rui Paixão admite que, só para caracterizar a personagem a que dá vida, demora um dia inteiro, focando-se muitas horas na maquilhagem, mas também algumas só a incorporá-la.

Uma grande produção, cujo cenário se encontra a ser montado já desde segunda-feira no palco da Casa da Cultura de Ílhavo.

No sábado, dia 19 de março, a Casa da Cultura de Ílhavo recebe um dos concertos da digressão de apresentação do novo disco dos Linda Martini, uma das bandas de rock mais relevantes e influentes da musica portuguesa.

Este domingo, 20 de março, às 11h00, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré recebe a estreia de “Princesa Sal”, uma criação de Vera Alvelos, que se encontra já em residência artística no local e que promove, aliás, uma conversa sobre o processo, esta quarta-feira, às 18h00.

O sal e o confinamento juntam-se num espetáculo de teatro, através de uma história antiga sobre uma princesa presa numa torre.

Esta história percorre vários tempos e realidades e, para a contar, Vera Alvelos investigou as paisagens do sal e as histórias dos marnotos, trabalhadores das salinas, mas também ouviu muitas histórias de crianças, que ficaram "presas naquela torre".

O espetáculo desenvolve-se na relação da atriz e criadora com uma malha humana que traz várias vozes a esta história.

“Princesa Sal” teve o apoio na investigação com as escolas, entre outras instituições, do Museu Marítimo de Ílhavo.

Os bilhetes custam 6,00€ e estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e na bilheteira online da BOL.