Galeria da antiga capitania e Museu Arte Nova estreiam exposições.

2022-10-20 09:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A galeria da antiga capitania recebe, a partir deste sábado, a exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos”.

Esta mostra tem como curadores Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado.

Mais um evento que afirma a centralidade de Aveiro na Arte Contemporânea, desta vez através do protocolo existente e em efetivação com a Fundação Cupertino de Miranda.

Nesta exposição podem ser revisitadas 48 obras de Eurico Gonçalves, desde início dos anos 50 até 2005, da coleção da Fundação Cupertino de Miranda.

A partir desta exposição é possível notar a evolução da obra deste artista com trabalhos mais relacionados com um Surrealismo figurativo.

A exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos” pode ser visitada até ao dia 29 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, na Galeria da Antiga Capitania.

Outra mostra em agenda é sobre tipografia arte nova.

O Museu Arte Nova acolhe, de 22 de outubro a 23 de abril de 2023, a exposição Grafia da Natureza.

Uma exposição interativa sobre tipografia Arte Nova que convida a descobrir as fontes tipográficas desenvolvidas no âmbito do movimento Arte Nova e as artes gráficas onde surgem utilizadas, permitindo, ao mesmo tempo, vislumbrar a sociedade da época, que surge retratada nos cartazes publicitários e na imprensa.

A exposição conta com a colaboração da Réseau Art Nouveau Network à qual Aveiro pertence, posicionando Aveiro nas manifestações Arte Nova à escala europeia.

O projeto foi apoiado pelo programa ProMuseus da Rede Portuguesa de Museus, Direção Geral de Património Cultural

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, no Museu Arte Nova.