Festival Rádio Faneca já tem programa para Julho na praça da Casa da Cultura.

2020-06-25 18:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A oitava edição do Festival Rádio Faneca acontece nos dias 10, 11 e 12 de julho, em Ílhavo, em moldes diferentes do habitual.

Adaptada ao momento de pandemia, mas também de desconfinamento progressivo, também no setor cultural, esta edição mantém quase todos os seus projetos de base, mas reajusta-os de acordo com as medidas de higiene e segurança.

O acesso ao festival é condicionado e o evento cumpre com todas as regras e sugestões concertadas com DGS.

O festival, que normalmente acontece no Centro Histórico de Ílhavo, com forte presença nos becos e no Jardim Henriqueta Maia, acontece este ano na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo (CCI) e também no seu auditório, no caso do concerto da Bida Airada.

Sob o tema da casa e da mudança, que era já anterior ao período de confinamento, o festival reflete de várias formas, sobre a forma como os espaços se transformam.

Os concertos de Clã (10 de julho) e Dead Combo (11 de julho) asseguram parte da componente musical do festival.

Os espetáculos acontecem ao ar livre, mas os lugares são sentados e as entradas na Praça da CCI, que terão um custo simbólico, serão controladas e têm uma lotação limitada.

A rádio mantém-se como centro de tudo com uma emissão emissão durante os três dias do festival, mantendo um palco associado e a receber não só programas como o “O Grito e o Cochicho” (de Catarina Machado) e um episódio especial dos Fumaça ao vivo, mas também os concertos de Maria Reis, Old Mountain e Himalion.

O horário da rádio será reduzido, bem como a plateia possível, mas será possível ouvi-la em direto no Facebook do Festival e também em frequência FM.

O projeto Bida Airada, orientado pelos ondamarela, que têm trabalhado com a comunidade nas últimas semanas, mesmo em quarentena, apresenta um espetáculo no auditório da Casa da Cultura de Ílhavo no último dia do festival.

É também em comunidade que se mantém o projeto Casa Aberta, com a orientação artística da Burilar, e que se transforma num percurso exterior pelas casas aderentes, mantendo a distância de segurança, mas promovendo, mesmo assim, o encontro.

As já habituais Histórias nos Becos, trabalhadas este ano por Graça Ochoa, acontecerão no Largo da Amália, junto à Praça da Casa da Cultura de Ílhavo.

Além destes projetos, nota ainda para os jogos tradicionais do Hélder, que se mantém, embora totalmente adaptados à nova realidade que vivemos.

As entradas no Rádio Faneca requerem a aquisição de um bilhete, que é pago no caso dos concertos dos Clã e dos Dead Combo (2,00€). A receita da bilheteira reverte para o Lar de São José. Os bilhetes ficarão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo e na bilheteira online da BOL.