Festival dos Canais começa esta sexta-feira.

2020-07-23 18:22

Categoria: 

Concelho: 

Começa amanhã, sexta-feira, 24 de julho, a segunda etapa do Festival dos Canais 2020, estendendo-se até ao próximo dia 26 de julho, domingo.

Depois de um primeiro fim de semana de atividades, entre 16 e 19 de julho, Aveiro volta a receber diversas propostas artísticas no espaço público, como música, novo circo, teatro, dança e performances. Nos destaques, conte-se com os concertos na Praça do Marquês de Pombal, de Cuca Roseta (sexta-feira, 24) e Henk van Twillert & Vento do Norte com Hélder Moutinho (sábado, 25), assim como a estreia de uma nova criação da companhia Red Cloud Teatro de Marionetas no Teatro Aveirense (de sexta a domingo), bem como um espetáculo de novo circo da Cie Nicanor de Elia, no Parque da Cidade (sábado e domingo).

Além das novidades, o Festival dos Canais volta a apresentar algumas das atividades da semana anterior, como o espetáculo/instalação “Água, da companhia Circolando (sábado e domingo), um percurso na Ria de Aveiro pontuado por performances, “Ilhas Suspensas” (sábado e domingo), e o espetáculo de dança “Sal”, em plena Marinha da Noeirinha (sábado e domingo).

Também a escadaria do Atlas Aveiro volta a receber concertos ao por do sol, desta vez com os Sopa D’Urso (sexta-feira) e The Lemon Lovers (sábado). A música também é protagonista nos Claustros da Misericórdia, onde atua a Orquestra Filarmonia das Beiras, com o seu Quinteto de Cordas (sábado) e Orquestra de Cordas (domingo). Rumando ao Cais da Fonte Nova, encontra-se o Jardim das Brincadeiras e uma seleção de atividades dedicadas ao mais novos, com início a partir das 10h00 (sábado e domingo).

A estas iniciativas junta-se uma exposição no Centro de Congressos de Aveiro, “Moon Water Gallery”, com obras de arte pensadas para representar a água na Lua, assim como várias instalações no espaço público, encomendadas pelo Festival dos Canais, distribuídas pelo Jardim do Rossio (“Totems”), lago do Parque da Cidade (“We Are All in the Same Boat”), escadaria do Atlas Aveiro – Edifício Fernando Távora (“Beam Reach II”) e Cais da Fonte Nova (“Vida”).

Esta é uma edição especial do Festival dos Canais, pensada para o atual contexto de pandemia. Foi, por isso, estendida por dois fins de semana e adotadas medidas de proteção, nomeadamente, recintos vedados, lugares fixos e distanciados, uso obrigatório de máscara e desinfeção das mãos, levantamento de bilhetes para todas as atividades no Teatro Aveirense. A entrada mantém-se gratuita.