Festival dos Canais com palco no Cais da Fonte Nova.

2022-07-20 18:45

Categoria: 

Concelho: 

O segundo momento do Festival dos Canais conta com programação de 22 a 24 de julho, no Cais da Fonte Nova, com concertos de AGIR e de Aurea, Carolina Deslandes e Rita Redshoes com Banda Sinfónica de Aveiro - Banda Amizade.

Este é o maior recinto do evento que ficou sem palco na pandemia.

É aí que vai acontecer um concerto concebido especialmente para o Festival dos Canais, uma atuação que junta Aurea, Carolina Deslandes e Rita Redshoes à Banda Sinfónica de Aveiro – Banda Amizade (dia 22). No dia 24 de julho será a vez de AGIR atuar no mesmo palco.

Um dos pontos mais animados do festival tem sido o palco do espaço exterior da Fábrica Centro Ciência Viva, onde voltará a haver concertos, desta feita de Paraguaii (dia 22), Cachupa Psicadélica (dia 23) e Mirror People (dia 24).

Numa junção de música com imagem, o Foto-Concerto Viagens na Minha Terra promete surpreender, revelando os instantâneos de um laboratório de fotografia orientado ao longo do ano por Augusto Brázio e Nelson D’Aires, em diálogo com a musica da brass-band da Banda da Quinta do Picado (dias 22 e 23).

Teatro de rua, circo contemporâneo e dança com espetáculos internacionais nos três dias.

O teatro de rua vai também estar bem representado no evento, podendo-se aqui destacar Mù – Cinemática de Fluidos (na imagem), uma criação de grande escala da Cie. Transe Express inspirada no universo de Júlio Verne, numa viagem entre a Terra e a Lua, capaz de reunir milhares de espetadores em seu torno (dia 23).

Mas também Al Otro Lado promete marcar esta edição do evento, numa proposta de interação com o quotidiano da cidade que tem no humor e no improviso dois grandes argumentos (dias 23 e 24).

Outra proposta a não perder é POI, da companhia D’es Tro, uma performance de circo contemporâneo criada em torno de um pião gigante com 45 kg e o fascínio que este exerce num personagem preso à infância (dias 22 a 24).

A dança vai estar representada por Site Specific, da companhia La Glo Circo, com um elenco de bailarinas a movimentar-se na fachada do Teatro Aveirense, fazendo da sua superfície um palco (dias 22 e 23).

Esta segunda etapa do Festival dos Canais volta a contar com a icónica Sala de eSTAR, que invade a Praça da República com o seu mobiliário vintage e um elenco diversificado de DJs (Spice G, Ana Pacheco, António Manuel, Fulano 47, Ell Granada e Squash).

Este espaço terá, neste segundo fim-de-semana, a companhia da Funky Beach, uma praia urbana instalada em pleno Jardim do Museu de Aveiro/Santa Joana, com concertos de O Gringo Sou Eu, Uhai e Till Sunday, assim como DJing de Phephz, Colorau Som Sistema e Rico Demus.

A tudo isto se junta a instalação de luz Rising, da dupla Mouawad Laurier, que tem por tema a subida do nível dos oceanos e irá envolver os visitantes dos Claustros da Igreja da Misericórdia.

Mas há mais propostas de arte contemporânea, nomeadamente a exposição MagiC Carpets Landed, um projeto europeu que envolve artistas de diversas nacionalidades e abriu Kaunas 2022 – Capital Europeia da Cultura, assim como Platô, que propõe instalações sonoras de Lígia Soares, Marcos Foz com Luís Araújo e Miguel Bonneville.

O público poderá ainda conhecer o mural que a dupla Obras Akrobad criou durante a primeira etapa do festival, no túnel da Ponte da Dobadoura, e que aí permanecerá para integrar o roteiro de arte urbana de Aveiro.

Esta iniciativa resultou de um intercâmbio do Festival dos Canais com o WALLZ – Street Art Festival, no âmbito de uma parceria entre Aveiro 2027 e Pilsen 2015.

O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.