Festival de Jazz da Universidade de Aveiro arranca no sábado.

2022-04-28 14:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de Jazz da Universidade de Aveiro inicia, este sábado, 30 de abril, Dia Internacional do Jazz, o ciclo de concertos do programa preparado para 2022.

A sessão de abertura, às 15h, no Centro de Estudos de Jazz (Biblioteca da UA),  inclui o lançamento da II edição do Concurso Internacional de Jazz da UA e o concerto do músico e aluno do Mestrado em Música da UA, Marcelo Castilha.

Castilha é pianista, acordeonista, publicitário e artista multimeios.

Integrou os coletivos Língua de Trapo, Marcelo Monteiro Quinteto, Trio Improvisado e Versão Brasileira Herbert Richers e compõe para cinema e teatro.

Castilha estudou Composição e Música para Cinema no Berklee College of Music, em Boston/EUA.

Vai ser possível também percorrer “5 décadas em 5 minutos” através de uma mostra que se junta à exposição “ Seven Steps to …CEJ”, patente no Centro de Estudos de Jazz, e que desvenda músicas e artistas que fizeram parte do alinhamento do programa de rádio “Cinco Minutos de Jazz”, de José Duarte, nos dias 30 de abril dos anos de 1966, de 1972, de 1984, de 1997 e de 2004.

O Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA) tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países.

O CIJ_UA destina-se a ensembles de jazz que não Jazz e ragas indianos.

Entre os nomes da cena Jazz internacional que constam do programa, está o goês Braz Gonsalves que criou uma original fusão entre os ragas indianos e o jazz e se apresenta a 4 de maio, no auditório Renato Araújo, edifício Central e da Reitoria da UA, a partir das 21h30.

O Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro refresca, em 2022, a linha condutora que esteve na origem da primeira edição, promovendo o jazz, evidenciando as competências e valências da Universidade em termos de formação, investigação, mediação e divulgação cultural.

Em simultâneo, traz à região relevantes nomes nacionais e internacionais do jazz para concertos, palestras e workshops, mas prevendo ainda mostras de escolas e o Concurso Internacional dirigido a novos ensembles.

As atividades vão decorrer de 30 de abril a 24 de junho em Aveiro, Águeda, Ílhavo e Oliveira de Azeméis com destaque para as apresentações de Braz Gonsalves e Philip Dizack (na foto).