Festival de Jazz anuncia mais duas noites de espetáculos em Estarreja.

2015-10-16 09:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de Jazz de Estarreja continua este fim-de-semana para fechar as apresentações. Carlos Bica & Azul, Samuel Lercher Trio e Carlos Azevedo com a Big Band Estarrejazz mantêm acesa a festa do jazz no Cine-Teatro de Estarreja. O trio “Azul” de Carlos Bica é uma referência no panorama do jazz contemporâneo europeu, onde o contrabaixista português radicado em Berlim contracena com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black. “Things About”, quinto álbum da formação com 20 anos de existência, é mais um bom motivo para Bica, Möbus e Black abrirem a segunda metade do Estarrejazz 2015. Concerto esta noite às 21h30.

Sábado é a vez da Big Band Estarrejazz voltar ao palco da casa-mãe e ao festival que lhe dá nome. Surgida em 2012, esta orquestra em formação contínua já contracenou com importantes figuras do jazz nacional como Mário Laginha, Maria João e Marta Hugon.

Este ano, Carlos Azevedo foi o nome escolhido para ingressar nesta viagem partilhada, terreno que o pianista e compositor atravessa de olhos fechados, não fosse ele o diretor da Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Protagonista do movimento jazzístico portuense e fundador da primeira licenciatura em Jazz do país, Carlos Azevedo apresenta-se ao lado da Big Band Estarrejazz, pelas 21h30 de sábado, com repertório do próprio pianista.

Samuel Lercher no piano, André Rosinha no contrabaixo e Marcelo Araújo na bateria, carimbados pelo símbolo “Afterhours” do Estarrejazz 2015, preparam dose dupla de concerto. O trio liderado pelo pianista francês residente em Portugal apresenta o disco de estreia “Epílogue” no Saramago Caffé Bar, desta sexta, e no espaço Café-Concerto do CTE, de sábado, sempre a partir das 23 horas.