Festival de cinema de Avanca vai apresentar filmes em “Drive-In”.

2020-05-12 17:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Cineclube de Avanca encontrou uma forma de manter o festival de cinema com a criação de ercã ao ar livre.

Em Julho vai ser possível ir de carro assistir aos filmes do 24º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2020.

Pela primeira vez, em ecrã gigante ao ar livre, os filmes da competição do festival vão ser exibidos em sistema “Drive-In” num espaço amplo do centro da freguesia e junto ao Centro de Artes que o Cine Clube de Avanca ali se encontra a construir.

Procurando responder ao contexto de pandemia, e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo, o festival de cinema AVANCA volta a inovar e adapta-se aos novos tempos.

Um “Drive-In” em Avanca permitirá a exibição à noite das longas metragens da Competição Internacional, bem como das curtas que a organização está a selecionar.

O “Drive-In” não irá acontecer num único lugar, pelo que, antecedendo o festival, serão realizadas sessões em diversos espaços de Avanca e do Concelho de Estarreja.

Em junho e julho, os carros irão estar virados para o grande ecrã onde será projetado alguns dos melhores filmes recentemente produzidos em todo o mundo.

O AVANCA 2020 anunciou já a atribuição de um prémio de 5.000 euros destinado ao vencedor da categoria Estreia Mundial, numa parceria com o “AFF – Avanca Film Fund”.

Este fundo financeiro destinado ao apoio à produção cinematográfica na região, tal como a organização do festival, é uma parceria entre o Município de Estarreja e o Cine Clube de Avanca.

Na competição oficial deste festival participam filmes de ficção, animação, documentários e obras experimentais, para além de cinema VR (Realidade Virtual).

Entre as diversas competições fílmicas que o evento aglutina em cada ano, sobressai a Competição Avanca, constituída pelos novos filmes produzidos na região.

Este ano, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2020” terão igualmente uma forte componente de proximidade virtual com vários acontecimentos paralelos a acontecer por videoconferência e plataformas informáticas dedicadas.

Durante o dia, não sendo possível projetar no formato “Drive-In”, algumas das competições do festival deverão acontecer nas salas habituais, embora com uma forte redução da sua lotação.

O Auditório Paroquial de Avanca verá os seus 1000 lugares sentados ser reduzidos para pouco mais de 200.

Entre 18 e 22 e 26 de julho o cinema volta a encontrar os ecrãs no Concelho de Estarreja com os cineastas, espetadores e amantes de cinema confinados ao seu carro.

O AVANCA vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da CIRA, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.