Festival de Cinema de Avanca arranca com exibição do filme-concerto "DENTRE" de Joaquim Pavão.

2022-07-22 11:35

Categoria: 

Concelho: 

Arranca hoje a 26.ª edição do Festival de Cinema “AVANCA 2022”.

O Festival passará pelo Auditório Paroquial de Avanca e pelo Cinema Vida em Ovar, e conta com exibições especiais no Cine-Teatro de Estarreja e no Espaço Estação Viva, em Canelas.

A 26.ª edição do AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia arranca já esta sexta-feira, dia 22, e as competições internacionais decorrem entre 27 e 31 de julho, sob o mote “Deslocados”, fio condutor para uma programação com a exibição de 134 filmes, entre longas e curtas metragens, vindas dos cinco continentes.

Refugiados, migrantes, retornados, foragidos e até degredados, proscritos e apátridas, o AVANCA 2022 dá visibilidade aos grandes movimentos de deslocação de pessoas em tempo de conflitos como os vividos na Síria, na Ucrânia ou em África.

“Este festival é também o reflexo de que a produção cinematográfica munidal também se preocupa com estes deslocados. Não é propriamente um tema, mas é um olhar e uma preocupação que obviamente está presente em muitos filmes que foram selecionados para este ano”, contou Costa Valente, diretor do AVANCA.

“Nowhere People”, do cineasta chinês Zhandong MA, dada a sua singularidade, é destaque na programação.

Rodado durante 16 anos e com uma duração de 4h15, é exibido em estreia mundial no Festival, e aborda a política, a história, as drogas e a forma como os indivíduos do "Triângulo Dourado" se defendem após a proibição do cultivo das drogas.

O pontapé de saída é no Cine-Teatro de Estarreja, esta sexta-feira, dia 22, às 21h30, com a exibição do filme-concerto "DENTRE", o novo projeto do realizador e compositor Joaquim Pavão.

A película desenrola-se através de um diálogo entre três músicos e um registo cinematográfico e aborda a questão da violência psicológica e emocional latente no dia-a-dia.

Neste dia será apresentada a primeira versão do filme-concerto; uma vez que a cada apresentação se exibem novos trechos de um filme que está paralelamente em rodagem e edição, com diferentes abordagens musicais.

É no encontro entre músicos, projeção e público que se faz a prova dos materiais e se apura a forma daquele que será o objeto artístico final.

Costa Valente explicou que “vamos continuar a rodar o filme durante o festival, porque a ideia é que a versão final chegue aos cinemas em 2024. Portanto vamos ter mais dois anos de rodagem.”

Para assinalar estes 25 anos de realização ininterrupta, o Festival apresenta o projeto de dinamização educativa e cultural “AvancaGIGANTES”, dirigido às crianças desde o pré-escolar aos jovens do ensino secundário.

Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, enaltece a concretização deste projeto com dimensão educativa e cultural que está alinhado “com a estratégia cultural do município através do Laboratório de Aprendizagem Criativa – LAC”.

“AvancaGIGANTES” proporcionará a professores a participarem em diversas formações “o que fará com que o “cinema esteja mais presente, e de forma mais eficiente, nas nossas escolas, contribuindo ainda mais para que Estarreja seja uma referência na área da produção cinematográfica”, realçou a autarca.

A vereadora da Cultura reiterou a importância de continuar a investir nesta área artística, “mantendo viva e forte a produção cinematográfica em Estarreja, como uma das nossas apostas culturais do Município, continuando a apoiar a realização do certame”.

Durante os próximos dias serão exibidos 134 filmes com 30 estreias mundiais.