Festival de Avanca exibe filmes nos comboios entre Porto e Aveiro na noite desta sexta.

2016-07-08 09:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Depois do cinema em casas particulares, o Festival de Cinema de Avanca leva o cinema ao comboio urbano entre Aveiro e o Porto. O comboio urbano que vai sair de Aveiro às 21h23 e o que sai de S. Bento, no Porto, às 22h55, exibem alguns dos melhores filmes do festival.

"Avanca é atravessada pela linha do comboio e, portanto, a ideia é aproveitar isso para fazer uma sala de cinema. É aí que nasce este propósito de exibir alguns dos filmes que passaram por Avanca nestes 19 anos", explicou à Lusa o director do Festival de Avanca, António Costa Valente.

Entre os filmes escolhidos para serem exibidos no comboio estão, entre muitos outros, "A Ria, a água e o homem", de Manuel Matos Barbosa, "Luz Clara", de Miguel Lima e Vasco Vieira, "Bebé", de Mohammad Reza Hajipour, e "Acabo de ter um sonho", de Javi Navarro, premiado como melhor curta-metragem em 2015.

"Cinema no comboio é mais uma actividade do programa celebrativo da 20.ª edição do Festival de Avanca.

À medida que se aproxima o dia 27 de Julho, data em que arrancam as competições do festival, António Costa Valente faz um "balanço muito positivo" dos 19 anos que ficaram para trás, lembrando a componente formativa que tem permitido a criação de projectos cinematográficos em Avanca.

O também professor da Universidade de Aveiro encara de forma positiva o futuro do festival, no sentido de se "desenvolver, crescer e criar mais laços".