Festivais de Outono com edição dedicada à mulher.

2021-10-21 14:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A “Mulher” é o tema central dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.

Programa musical de 24 de outubro a 28 de novembro de 2021 em cidades da região.

As atividades serão protagonizadas por compositoras, intérpretes e investigadoras que terão um espaço privilegiado para apresentar trabalhos recentes, discutir percursos, ausências e disparidades no meio musical português.

O programa prevê pluralidade de estilos, obras em estreia absoluta, atividades em Águeda, Ílhavo, e Oliveira de Azeméis, para além de Aveiro.

“Nesta edição dos Festivais, poderemos ouvir algumas das mais destacadas intérpretes, obras de compositoras proeminentes e, simultaneamente, conhecer as novas e futuras personalidades do panorama musical, muitas delas em formação na Universidade de Aveiro”, afirma Pedro Rodrigues, professor da UA e diretor artístico destes Festivais.

“Deste contacto, pretendemos uma movimentação multilateral de aprendizagem, resiliência e inspiração para todas as pessoas envolvidas, de público a intérpretes”, propõe.

Os Festivais de Outono (FO) contemplarão a música sinfónica, concertante, música contemporânea, recitais de música de câmara e a solo, a dança, o fado e, finalmente, a ópera.

O programa inclui obras sinfónicas em estreia absoluta, como será o caso da obra “Nodus”, da guitarrista e compositora Elodie Bouny, no Concerto de Abertura (24 de outubro, às 18h00, auditório Renato Araújo, Reitoria), interpretado pela própria, o que é ainda mais invulgar.

Haverá, também, estreias de obras encomendadas pelos Festivais de Outono.

Salienta-se, nesta vertente, a obra “Being your own reflection”, de Sara Carvalho, professora do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA.

Esta obra será apresentada no concerto “Piano a quatro mãos”, a 7 de novembro, às 18h00, no auditório do CCCI - Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem da UA.

Outros espetáculos incomuns constam do programa, como “Inclinar”, um dueto de improvisação livre entre música e dança, marcado para 9 de novembro, às 21h00, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro - Oliveira de Azeméis.

Ou ainda a ópera de marionetas "El Retablo de Maese Pedro” de Manuel de Falla, a 5 de novembro, às 21h00, no auditório Renato Araújo, Reitoria da UA.

À semelhança de anos anteriores, os FO 2021 acontecerão, para além de Aveiro, nas cidades de Águeda, Ílhavo e Oliveira de Azeméis, cidades que engrandecem a missão da UA.