Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura no Cineteatro de Anadia.

2023-01-23 16:03

Categoria: 

Irá decorrer no Cineteatro de Anadia, no próximo dia 3 de março, pelas 18h00, a Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura, promovido pelo Município de Anadia.

O concurso conta com a presença de de alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, Ensino Secundário e Centro Qualifica.

Em palco vão estar os participantes no evento para apresentar provas de leitura e compreensão, sobre as obras selecionadas para cada ciclo de ensino. "A casa grande" (1.º ciclo), de João Manuel Ribeiro; "Os piratas" (2.º ciclo), de Manuel António Pina; "A lua de joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez (3.º ciclo e Qualifica) e "A saga de um pensador" (Ensino Secundário), de Augusto Cury.

O painel de jurados será composto por representantes da Rede de Bibliotecas Escolares, da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e de um escritor da região.

Os primeiros e segundos classificados na Fase Municipal do concurso (por cada nível de ensino), recebem um prémio monetário. Os vencedores terão a oportunidade de representar o Município de Anadia na Fase Intermunicipal do concurso, que terá como palco o o Município de Ovar, no dia 1 de abril.

O concurso escolar é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), e dirige-se a todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados que sejam parte integrante da CIRA.

Visa "incutir nos alunos o gosto pela leitura, de forma a desenvolver competências a esse nível".