Exposição sobre tolerância é o mote para debate na Gafanha da Nazaré.

2019-10-10 19:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma exposição internacional sobre tolerância suscita debates na região e esta sexta há conversa na Gafanha da Nazaré.

“Engolir Sapos” é o tema do debate, às 17h00, desta sexta (11), na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Em Águeda, na mesma data, há um “Percurso da Tolerância” que começa às 18h30, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), e termina com o debate “Tolerância e Violência Doméstica”, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.

As atividades surgem no contexto da exposição itinerante “The Tolerance Travelling Poster Show”, em vários locais da região, de 9 a 29 de outubro.

Trata-se de uma parceria entre a Design Factory Aveiro, a Universidade de Aveiro (UA), e os municípios de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Oliveira de Azeméis, envolvendo ainda as escolas superiores Aveiro Norte (ESAN) e de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), ambas unidades da UA.

 “Engolir Sapos” é tema de conversa sobre preconceitos e a convivência com a comunidade de etnia cigana, a 11 de outubro, às 17h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

O título dá também nome a uma peça que Amarelo Silvestre traz à cena no dia 12 de outubro, no âmbito do 23 Milhas, em Ílhavo.

Em Portugal, existem entre 40 e 60 mil ciganos, uma minoria entre as maiorias.

Neste debate participam Fernando Giestas, da Associação Cultural Amarelo Silvestre, Rosa Madeira, docente e investigadora do Departamento de Educação e Psicologia da UA, e Álvaro Monteiro, assistente operacional da Câmara Municipal de Ílhavo.

O moderador será Miguel Oliveira, da UA_Intercultural - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da UA.

Vários designers/ilustradores/artistas portugueses foram convidados pela Design Factory Aveiro, no PCI-Creative Science Park, de que a UA é parceira, a desenharem cartazes para integrarem a exposição.

João Machado; Rui Mendonça; Luís Mendonça; Álvaro Sousa; Francisco Providência; Cláudia Alexandrino; António Queirós; Jorge dos Reis; Carlos Rosa; João Nunes e Nuno Martins assinam as obras.

A exposição totaliza, atualmente, mais uma centena de cartazes, reunindo contributos de criadores dos países por onde passa.