Exposição sobre Ana Vieira abre ao público no Museu de Santa Joana.

2021-07-15 09:25

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro e a Fundação de Serralves apresentam a grande exposição anual, na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro / Santa Joana, de 15 de julho a 5 de setembro, este ano com o título “Através de… Ana Vieira”.

“Através de… Ana Vieira” permite reavaliar o papel histórico desta artista e perceber a surpreendente atualidade das suas obras.

Os objetos e instalações expostos nesta mostra questionam os conceitos e os estereótipos em torno do papel da casa e da relação entre a mulher e a casa, sublinhando a permeabilidade entre o espaço doméstico e o público, entre interioridade e exterioridade, caraterísticas fulcrais na linguagem artística de Ana Vieira.

Ana Vieira (Coimbra, 1940–2016, Lisboa), uma das artistas mais relevantes da arte portuguesa entre a década de 1960 e a atualidade, está representada na Coleção de Serralves com obras em vários meios — objetos, instalação, fotografia, gravura — que refletem a diversidade da sua prática e o caráter pioneiro da sua crítica ao lugar central dos meios tradicionais da arte — pintura e escultura — na produção artística.

A Exposição, com abertura marcada para 15 de julho, poderá ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, tem entrada gratuita, e resulta do protocolo de colaboração entre a Fundação de Serralves e a CMA (assinado em 2017), com inclusão de Aveiro no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves.

No âmbito desta parceria colaborativa, anualmente, tem-se vindo a promover uma exposição que visa promover e dar a conhecer obras de arte contemporânea das coleções de ambas as instituições.