Domingos Tavares apresenta livro sobre vida e obra de Fernando Távora.

2022-06-01 09:58

Categoria: 

Concelho: 

“Fernando Távora em Aveiro” é o título do novo livro de Domingos Tavares sobre a obra que marca o centro da cidade de Aveiro ao longo de 50 anos e que tem passado por vários momentos de vida.

Viagem pela obra de um arquiteto de uma das suas obras mais emblemáticas na cidade.

A obra, editada pela Dafne Editora, explora o edifício municipal que Fernando Távora concebeu e construiu no centro da cidade entre 1963 e 1967.

Este livro apresenta a conceção do edifício na história urbana de Aveiro e, ao expor as convicções e ideias subjacentes ao pensamento de Fernando Távora (1923-2005), tira partido da sua “lição das constantes” para inscrever o trabalho do arquiteto na transformação permanente da cidade e da sua história.

O plano urbanístico de Robert Auzelle (1913-1983) e os anos de 1960 enquadram uma história que se desdobra no sentido cívico do edifício, na valorização do artesão e das qualidades da construção, da memória como instrumento do desenho do espaço urbano.

Trata-se de um edifício marcante nessa transição e confronto entre a malha histórica e um núcleo moderno de comércio e serviços na margem sul do Canal.

Previa uma torre com noventa metros de altura, que não foi construída, e que era tomada como afirmação de modernidade vertical na paisagem horizontal da região.

Távora deu papel simbólico ao edificado com abertura de transparências ao vento que corre sobre a laguna.

O livro vai ser apresentado pelo autor, no domingo, às 17h30, no espaço autores da Feira do Livro de Aveiro.

Domingos Tavares (Ovar, 1939) é arquiteto e Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde ensinou desde 1985 a disciplina que deu origem às Sebentas de História da Arquitetura Moderna, publicadas pela Dafne Editora entre 2003 e 2014.

É autor de um extenso conjunto de livros como Da Rua Formosa à Firmeza (FAUP, 1985), Francisco Farinhas: Realismo Moderno (Dafne, 2007) e André Soares, Arquitecto tardobarroco (Dafne, 2020).

As fotografias que ilustram a obra são da autoria de Luís Oliveira Santos.

 

foto: Luís Oliveira Santos

Apresentação em Aveiro, no dia 5 de Junho, às 17h30, no espaço autores na Feira do Livro.