Docente da UA cocoordena primeiro manual ibérico de ilustração científica

2022-12-12 07:40

Categoria: 

Concelho: 

Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica (LIC) do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade de Aveiro (UA), foi um dos coordenadores do Manual de Ilustración Científica, juntamente com Miquel Baidal e Clara Cerviño – antiga aluna do Curso de Formação em Ilustração Científica da UA.

Esta é uma iniciativa da organização espanhola Illustraciencia e é o primeiro manual ibérico nesta área.

Há uma sessão de apresentação da obra agendada para esta segunda-feira, dia 12 de dezembro, em Pontevedra.

Este livro, com cerca de 400 páginas de informação rigorosa e amplamente ilustrada, é o resultado de um trabalho conjunto de quase quatro anos e representa um marco histórico no percurso de reconhecimento crescente que se quer para a atividade de ilustração científica (IC), seja pela comunidade científica, seja pelos atores e promotores da divulgação e ensino científico e pela sociedade em geral, considera Fernando Correia.

Em outubro de 2019, o docente da UA foi desafiado por Clara Cerviño para, inicialmente, ceder algumas imagens e escrever um capítulo para um livro que iriam publicar sobre IC.

O projeto era promovido pela organização Illustraciencia, organização bem conhecida do diretor do LIC, dado que participou como membro do júri na 2º e 3º edições (2014/2015) do Prémio Internacional de Ilustración Científica y de Natureza, organizado por esta associação que hoje é apoiada pela Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología – Ministerio de Ciencia e Innovación e ainda pelo Museo Nacional de Ciencias Naturales (MNCN-CSIC) e pela CosmoCaixa.

Segundo os coordenadores e também autores de vários capítulos, este é um livro atual que elucida de forma didática sobre em que consiste o trabalho de um ilustrador científico, abordando as técnicas mais comuns a esta disciplina, bem como as temáticas em que esta incide: é o caso da botânica e dos vários grupos que compõem a zoologia, além da ilustração médica, arqueológica, paleontológica e molecular.

“Além de apresentar vários conselhos e exercícios práticos para treino de competências, aflora ainda as questões de direito de autor e contratos — um tema sempre pertinente. Mais que um manual, é, presentemente, ‘o’ manual” — assinala Fernando Correia.

Como refere Miquel Baidal, CEO de Illustraciencia, "este é o primeiro manual escrito em espanhol e com conteúdos criados maioritariamente por autores ibéricos, que será muito útil a principiantes e até a profissionais".

Esta obra assume assim um caráter pioneiro e ibérico, que traz alguma frescura à produção editorial europeia, já que os manuais congéneres mais recentes foram publicados há várias décadas atrás.

"Por outro lado, ajuda a ilustração científica europeia a ganhar um novo fôlego e vitalidade, face à escola norte-americana, na medida em que é também uma montra da excelência dos nossos profissionais e um mostruário de quão bons são os nossos amadores e aspirantes a ilustradores que aqui publicaram as suas magníficas produções, alguns, pela primeira vez" complementa Fernando Correia.

Clara Cerviño acrescenta ainda: "A grande comunidade de mais de 200 colaboradores que reunimos à volta deste projeto centrado na problemática da comunicação de ciência gráfica, muitos deles participantes nas várias edições do concurso internacional ou outros, como os alunos formados na Academia de Illustraciencia e também os formados pelo Curso de Formação em Ilustração Científica da UA - como eu própria, Claudia Barrocas, Saul Martin, Andreia Silva, entre outros -, além de contarmos ainda com vários outros profissionais espanhóis e portugueses, europeus e sul-americanos, aporta à obra um caráter e uma identidade mais universalista, conferindo-lhe um poder de projeção surpreendente, capaz de catapultar a IC além das fronteiras ibéricas".

De facto, o espanhol é a quarta língua mais falada em todo o mundo, com um público potencial de mais de 550 milhões de pessoas, pelo que a escolha da publicação neste idioma pela editora GeoPlaneta terá tido, também, esse aspeto em consideração.

Esta obra já está à venda em Espanha e também em várias lojas on-line e com distribuição internacional, como a Amazon. Decorre, neste período, um ciclo de sessões de apresentação. O próximo evento ocorrerá a 12 de dezembro, pelas 19h00, na Sede de la Diputación de Pontevedra, na vizinha cidade de Vigo, Espanha — a única em que participarão os três coordenadores e autores.

 

Texto e foto: UA