Direcção Regional de Cultura diz que restauro de capela na Vista Alegre valoriza complexo.

2016-05-24 20:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Direção Regional de Cultura do Centro realça o investimento de mais de 600 mil euros no restauro da Capela da Vista Alegre, em Ílhavo, cuja inauguração está prevista para quinta.

Na semana em que Marcelo Rebelo de Sousa inaugura as obras de restauro, a Direção Regional lembra que se trata de uma Capela classificada como Monumento Nacional em 1910 e que apresentava anomalias graves na estrutura do edifício. A ação permitiu uma intervenção nas fundações, paredes e abóbodas, entre outros elementos.

Deste modo, os trabalhos englobaram a reabilitação estrutural da Capela, o arranjo do espaço exterior, o restauro do património artístico e a eletrificação do edificado valorizando o património artístico integrado, nomeadamente os tetos com pinturas murais, altar-mor e altares laterais.

O restauro abarcou os materiais pétreos (no exterior e interior), a estrutura, mobiliário e talha dourada; as esculturas de vulto; a azulejaria e as pinturas murais. As obras decorreram de outubro 2014 a dezembro 2015 com acompanhamento e monitorização da equipa técnica da DRCC.

A inauguração da Capela da Vista Alegre está agendada para esta quinta-feira, dia 26 de maio, pelas 21h30.