Descendente de Napoleão na celebração dos 210 anos da Batalha do Bussaco.

2020-09-24 08:11

Categoria: 

Concelho: 

A celebração dos 210 anos da Batalha do Bussaco, no dia 27 de setembro, vai contar com a presença de um descendente de Napoleão.

Será uma cerimónia reduzida ao mínimo e reservada apenas ao Exército e a convidados, devido à atual situação de pandemia.

Charles Bonaparte visita concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova.

O descendente de Napoleão Bonaparte e presidente da Federação Europeia de Cidades Napoleónicas, estará na região e visitará os concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova.

Em Penacova, no sábado, 26 de setembro, será recebido na Câmara Municipal, seguindo depois para Mortágua para fazer uma visita ao Centro de Interpretação da Batalha do Bussaco.

No mesmo dia, já na Mata Nacional do Bussaco, plantará uma oliveira, símbolo da Paz e da Cooperação Europeia, e será recebido, às 15h30, pela Câmara Municipal da Mealhada, no Convento de Santa Cruz do Bussaco.

O presidente da entidade responsável pela gestão do Destination Napoleon, um itinerário cultural europeu reconhecido pelo Conselho da Europa, será o convidado de honra numa conferência sobre a temática das Invasões Francesas (com transmissão online).

Esta conferência contará, ainda, com a participação de representante do Turismo da Região espanhola de Castela e Leão, do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro e, ainda, da Associação de Turismo Militar.

No dia 27 de setembro, ao final do dia, no Museu Militar do Bussaco, Charles Bonaparte assinará o protocolo de integração do projeto europeu Interreg NAPOCTEP na Federação Europeia das Cidades Napoleónicas.

O projeto Interreg NAPOCTEP – Rotas napoleónicas por Espanha e Portugal –, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, visa transformar o património do tempo das invasões francesas num produto turístico de qualidade e sustentável, capaz de criar riqueza e emprego em zonas castelhanas e espanholas e no centro de Portugal ameaçadas pelo despovoamento e envelhecimento do espaço de cooperação POCTEP.

Em decisão conjunta das câmaras municipais da Mealhada, Mortágua e Penacova, com a Delegação de Saúde, a Fundação Mata do Bussaco, a GNR e o Exército Português, foi entendido ser mais seguro não se realizar a popular feira nas Portas de Sula, nem o tradicional desfile histórico-militar.

O Exército Português realizará apenas uma singela cerimónia protocolar e uma missa breve, momentos que estarão reservados apenas aos convidados do Exército e não ao público em geral.

O tradicional concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, que habitualmente se realiza no Luso, também foi cancelado.